11 municípios do Sertão Central vão ganhar novas creches do Ministério da Educação

compartilhar no:
Ao todo serão investido mais de R$ 1 bilhão em recursos para o Ceará (Foto: arte/MEC)

Um total de 11 municípios do Sertão Central serão contemplados com a construção de novas creches, com recursos federais destinados pelo Ministério da Educação. A lista das cidades contempladas foi anunciada em solenidade nesta terça-feira (2), em Fortaleza, pelo ministro Camilo Santana.

De acordo com o MEC vai ser investido mais de R$ 1 bilhão no Ceará para construção de creches e escolas de tempo integral, bem como para aquisição de ônibus escolares. O repasse é oriundo do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Ao todo 78 municípios serão contemplados com novas creches, sendo 11 da região Central. São eles: Boa Viagem, Canindé, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Itatira, Madalena, Milhã, Mombaça, Quixeramobim e Senador Pompeu.

O montante faz parte do Novo PAC Seleções. Tal programa busca reduzir as desigualdades educacionais ao ampliar a oferta de educação, em sintonia com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e priorizando os municípios com maior déficit de matrícula, a fim de cumprir as metas do PNE; e ao ampliar a condição financeira de cada município e estado, de modo a repartir os recursos igualitariamente e já ter o terreno para construção imediata das escolas e creches.

Em todo o Brasil, serão construídas 685 novas escolas de tempo integral, bem como 1.178 creches e escolas de educação infantil. Também serão adquiridos 1.500 ônibus escolares, destinados ao Programa Caminho da Escola.