O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), renovou o aviso de perigo potencial e de perigo, para todo o Ceará, por conta de fortes chuvas que são esperadas nas próximas vinte e quatro horas. Todos os municípios cearenses estão sob alerta.
O Inmet já havia emitido um alerta na manhã desta terça-feira (13), com validade até às 10h desta quarta-feira (14). Hoje, o órgão de meteorologia nacional atualizou o aviso, que agora tem validade até às 10h de quinta-feira (15).
Com o aviso são esperadas chuvas fortes que podem gerar acúmulo de até 50 mm em um único dia, além de rajadas de vento que podem variar de 40 a 60 km por hora. O Inmet alerta ainda que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A escala de alerta meteorológico do Inmet tem três graus de variação, em que perigo potencial equivale ao grau um, o mais baixo de todos. Perigo é o equivalente ao grau dois. Já perigo máximo é o de grau três na escala. Os municípios do Sertão Central estão sob o alerta de grau um, de Perigo Potencial.
Na terça o Inmet havia incluído o município de Quixeramobim e outras 126 cidades sob o alerta de perigo potencial. E o que se viu em Quixeramobim foi realmente uma chuva forte, com ventos e prejuízos que trouxeram transtornos para o município. Um hospital chegou a ficar alagado, por exemplo.