Região Central: O Município de Quixadá, juntamente com Crateús, Itapipoca e Iguatu, vão ser beneficiados com clínicas de Atenção Integral à Saúde (AIS), através da Unimed Ceará. A previsão de conclusão das obras é até o fim do segundo semestre deste ano. O modelo de AIS já está implantado em Limoeiro do Norte e será replicado nas outras localidades.
“A clínica contará com equipe composta por médico com especialização em Medicina de Família e Comunidade, enfermeiro e técnico de enfermagem. Será oferecido um cuidado centrado no cliente de forma integral, holística, humanizada e resolutiva, com o objetivo de promover saúde e evitar agravos. Nas unidades também será possível realizar pequenos procedimentos ambulatoriais”, explica Kelline Paiva, Gerente de Atenção Primária da Unimed Ceará.
A Unimed Ceará também investirá na ampliação de consultórios para o serviço de telessaúde. Em Fortaleza, esse processo será realizado na AIS localizada na sede do antigo Ibeu Ceará. Dessa forma, aumentará o número de consultórios para atendimento on-line e da equipe multiprofissional.
Entre março e dezembro de 2021, foram realizadas 7.200 teleconsultas pela Unimed Ceará, nas quais apenas 3% dos pacientes precisaram ser encaminhados para atendimento presencial. Além disso, foram feitos 4.300 teleatendimentos por equipe multiprofissional. Até o fim de 2022, é esperado que 50 mil clientes sejam beneficiados pelas melhorias.
Outro ponto de atenção da rede no Estado é o investimento em tecnologia. No caso do serviço de telessaúde, a assistente irá realizar a triagem dos pacientes por meio do uso de inteligência artificial via WhatsApp, como forma de reduzir idas desnecessárias a um Pronto Atendimento (PA).
A inteligência artificial está em período de testes com o público interno. Segundo Kelline Paiva, a expectativa é de que até meados de fevereiro todos os beneficiários tenham acesso ao serviço.
“O cliente poderá acessar a ferramenta a partir do site da Unimed. Começará uma interação entre o robô e o cliente através do WhatsApp. À medida que o cliente vai informando os sintomas, o robô vai interagindo e ao final, conforme os sintomas relatados, o cliente pode receber um link para realizar uma teleconsulta, receber o contato da equipe de enfermagem, ou já ser orientado a procurar um PA”, comenta a gerente.
A tecnologia também permitirá um acompanhamento dos beneficiários com doenças crônicas. O robô realizará contato via WhatsApp, para passar a interagir e saber como está o estado de saúde dos pacientes. Caso haja sinal de descompensação, o sistema sinaliza a equipe de enfermagem, que entrará em contato imediatamente.
Com informações do Portal focus