Barragens e açudes do Ceará monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) passarão a ser fiscalizados com auxílio de um drone. A alta tecnologia passará a sem utilizada no trabalho da Companhia visando facilitar estudos sobre uso dos recursos hídricos, ações de fiscalização e obtenção de outorgas.
Conforme a Cogerh o equipamento utilizado será um drone da espécie VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). O drone é formado por uma asa fixa e equipado com câmeras de alto alcance no formado multiespectral. O VANT de asa fixa é mais um equipamento de alta tecnologia adquirido pela companhia para auxílio na gestão dos recursos hídricos. Além dele, a companhia dispõe de mais 5 drones multirotores.
O órgão detalhou que através as imagens geradas pelo VANT serão utilizadas para auxiliar as ações de fiscalização de uso dos recursos hídricos, além obter informações certeiras para estudos de inspeções de barragens e até mesmo para o monitoramento qualitativo de reservatórios. A obtenção das imagens também pode auxiliar nos processos para obtenção de outorgas e no monitoramento de quantitativo de barragens.
Técnicos da companhia realizaram treinamentos com o equipamento na última semana no Centro Integrado de Modelismo (CIM), na cidade do Eusébio. Além do drone VANT, os colaboradores aprenderam a manusear software para operação do equipamento.
O monitoramento remoto com auxílio de equipamentos de alta tecnologia é parte da política de crescimento da companhia. Ainda em 2019, foi dado passo inicial rumo ao processo de intensa modernização de processos e metodologias de trabalho. Na ocasião, a Cogerh passou a ter acesso diário a imagens de satélite, fundamentais para auxiliar na identificação de áreas sujeitas a fiscalização.