Implantação do campus da UECE em Canindé inaugura nova estratégia de interiorização

compartilhar no:
O projeto representa o começo de uma nova estratégia de interiorização da Universidade. Foto: divulgação

 

Com autorização do Governo do Estado, foi dado início aos trabalhos para elaboração do Projeto de Implantação do Campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Canindé. O projeto representa o começo de uma nova estratégia de interiorização da Universidade, como aponta o reitor professor Hidelbrando Soares: “A oferta de cursos de licenciatura foi a estratégia dominante na interiorização de nossa Universidade desde o início desse processo, ainda em 1975. Com a instalação de campi da Uece em diversos municípios do interior do Estado, a partir das necessidades das microrregiões, contribuímos, ao longo da história, com grandes resultados para a educação cearense. Para o campus da Uece em Canindé, para além da formação docente, com as licenciaturas, queremos ampliar nossa área de atuação com a oferta de cursos de bacharelado que dialoguem com a vocação regional da microrregião de Canindé. Queremos que o campus de Canindé seja um modelo para nossa universidade nessa nova estratégia de interiorização, que amplia as oportunidades de formação superior para juventude interiorana”.

Uma reunião virtual entre a Administração Superior da Uece e a equipe da Prefeitura de Canindé para definir estratégias e apresentar procedimentos para a construção do projeto de implantação do campus da Universidade Estadual do Ceará no município foi realizada no último dia 14. Na ocasião, foram apresentadas as etapas que devem ser seguidas para a implantação do campus. Inicialmente, o projeto será dividido em duas etapas. A primeira é a descentralização de cursos, contemplando aqueles já existentes em outros campi da Universidade, e a segunda, a instalação de um novo campus da Uece em Canindé. Ao final da reunião foi constituído o Grupo de Trabalho Interinstitucional, envolvendo a Uece e o Poder Executivo Municipal para dar prosseguimento aos trâmites de implantação.

Estiveram presentes o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel; a assessora-chefe da Assessoria Jurídica, Roberta Nunes; o deputado federal José Guimarães; a prefeita de Canindé, Maria do Rozario Ximenes; o vice-prefeito de Canindé, Ilomar Vasconcelos; a presidenta da Câmara de Vereadores, Karlinda Coelho, e demais participantes da alta gestão da prefeitura.