Chuva com raios e trovões banha 88 municípios; Boa Viagem teve maior precipitação da região Central

compartilhar no:
Raios e trovões acompanharam a chuva em boa parte dos municípios (Foto: Renato Gomes/SVM)

A madrugada de sábado para este domingo (28) foi marcada pela ocorrência de fortes chuvas em boa parte do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu foram registradas até o momento chuva em 88 municípios do estado nas últimas 24 horas. O boletim é fechado oficialmente ao meio-dia, portanto, pode ser que este número aumente.

A maior chuva foi na cidade de Icó, na região Sul do estado. O pluviômetro oficial da Funceme contabilizou a marca de 63 mm de chuva até às sete da manhã deste domingo. Jucás e Crato, ambos na região do Cariri, apresentaram as duas outras maiores chuvas, ambas as cidades com 46 mm.

Na região do Sertão Central a maior chuva foi na cidade de Boa Viagem, com 28 mm. No pluviômetro instalado no açude Vieirão a chuva foi de apenas 12 mm acumulados. A segunda maior chuva da região foi registrada no Açude Pedras Branca em Quixadá, com 24 mm. Em Choró choveu o equivalente a 19 mm e em Quixeramobim a maior das chuvas foi no posto da Funceme na comunidade de São Miguel, com 17 mm.

Um dos principais diferenciais das chuvas desta madrugada em boa parte do estado foi a ocorrência de raios e trovoadas. Em muitas cidades os raios foram registrados por internautas. Foi a primeira vez, desde o início do mês de fevereiro, que a chuva veio acompanhada com um alto número de raios e trovoadas.

A previsão do tempo para o domingo é de continuidade das chuvas, embora numa proporção menor. Conforme a Funceme a área de abrangência com tendência de chuva deve reduzir levemente. A expectativa é que Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri apresentem eventos de chuva, isto é, registros em mais de 50% das suas áreas. Já nas demais macrorregiões, precipitações isoladas.

Nestes próximos dois dias, o Litoral Norte, Litoral do Pecém e Ibiapaba, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns deverão concentrar chuvas entre tarde e noite. No Litoral de Fortaleza, Cariri e no Maciço de Baturité, as chuvas deverão ocorrer, principalmente, entre a madrugada e início da tarde.