Quixeramobim poderá concorrer a edital do Projeto São José IV; Inscrições terminam sábado (30)

compartilhar no:
Açude de Quixeramobim em registro no último dia 2 de junho de 2020 (Foto: Cogerh)

Quixeramobim: Termina nessa semana o prazo para que 128 cidades espalhadas por todas as regiões do Ceará, possam fazer sua inscrição no Projeto São José IV, do Governo do Estado. Entre as cidades classificadas como aptas a concorrer a investimentos para fortalecimento dos recursos hídricos está o município de Quixeramobim. O prazo para inscrição se encerra no próximo sábado (30).

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), órgão do Governo do Estado, Quixeramobim apesar de possuir um dos maiores açudes do Ceará, foi classificada por técnicos como uma das cidades que possui elevado Índice Municipal de Alerta (IMA) relativo à vulnerabilidade hídrica.

O açude de Quixeramobim reserva para si uma questão bastante curiosa: nos dois últimos anos, chegou bem perto e sangrar, mas não sangrou. Apesar disso, ficou com uma considerável reserva de água, capaz de fornecer o abastecimento para o município por um período satisfatório. No entanto, reservatório sempre seca muito depressa.

Conforme os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), quando o período chuvoso se encerrou em 2020, o Quixeramobim tinha guardado uma quantidade de água relativa a 70% de tudo o que o açude pode acumular. Até ontem, esse dado tinha caído 54% e o açude reserva apenas 16% de sua capacidade.

O Edital do São José vai permiti ao município poder concorrer a um dos 50 sistemas de financiamento que serão repassados aos municípios que resolverem competir para ter direito ao benefício. Além de Quixeramobim outras dez cidades da região Central possuem alto índice de vulnerabilidade por conta do baixo acúmulo de água nos açudes.

De acordo com a SDA, os investimentos previstos no edital devem estar voltados para a implantação de sistemas de abastecimento de água como sistemas de captação, sistema de adução, estações de tratamento, aquisição de caixa d’água com macromedidor, redes de distribuição, ligação domiciliar, fornecimento de energia por conexão com a grade entre outros.

Os 128 municípios, entre eles Quixeramobim, que podem escolher concorrer aos recursos previstos pelo projeto por apresentarem índices de água em situação baixa, tem até sábado (30) para manifestarem seu desejo de concorrer ao edital e fazer suas inscrições. A divulgação dos municípios vencedores acontece no dia primeiro de março.