Mesmo diante desse descaso, a população não enxerga medidas com o objetivo de sanar essa situação.
A situação do Hospital Dr. Eudásio Barroso é critica, até o momento, quase nada foi feito para resolver a calamidade na saúde pública do município de Quixadá, no Sertão Central cearense. Os pacientes têm reclamado de falta de médico, materiais hospitalares, remédios, agora, a reclamação é uma ainda mais absurdo, ratos estão sendo visto, diariamente no interior do nosocômio.
Uma acompanhante de uma paciente registrou imagens, através de seu celular, de um rato dentro do setor de internação do Hospital Dr. Eudásio Barroso. O animal foi capturado por funcionário da unidade e colocado dentro de um saco plástico.
Os ratos são responsáveis pela transmissão de 55 doenças e é necessário tomar uma série de cuidados para evitar a contaminação, principalmente por alimentos, é o que informa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As mais comuns são leptospirose, tifo, salmonelose, hantavirose e a febra da mordida do rato, ou febre da mordedura do rato.
{module [270]}
Esta última é uma infecção ocasionada por bactérias transmitidas pelo animal. Ao contrário do que o nome sugere, a transmissão não se dá somente pela mordida dos roedores. Outra forma comum de contrair a doença é a ingestão de alimentos contaminados com a saliva desses animais. O agente causador dessa doença é a bactéria Streptobacillus moniliformis, encontrada na cavidade oral e na garganta de ratos.
Por sua vez, a leptospirose é uma infecção provocada por uma bactéria presente na urina dos ratos, que causa febre, dores e hemorragias. No Brasil a doença infecta milhares de pessoas todo ano e é um dos maiores riscos decorrentes de enchentes.