Quando estiver concluído, o Hospital terá 15 leitos na emergência infantil, 30 leitos na emergência adulto, 20 leitos de UTI.
As obras do Hospital Maternidade Regional do Sertão Central estão em fase de acabamento. Essas foram as últimas informações da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) acerca do complexo hospitalar em construção na cidade de Quixeramobim desde maio de 2012. O prazo de execução é de 480 dias. O cronograma estabelecido pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE) está sendo cumprido. Todavia, a inauguração ocorrerá por etapas. A primeira delas, do setor de emergência, está programada para agosto.
A decisão havia sido tomada no início de fevereiro, quando o secretário estadual de Saúde, Ciro Comes, inspecionou a obra. Na ocasião ele anunciou para agosto o início da primeira etapa de atendimento. O funcionamento, como em todos os hospitais regionais pela diversidade e alta complexidade dos serviços, seguirá o cronograma dos serviços disponibilizados à população. No caso de Quixeramobim, a primeira etapa será no setor de ambulatório.
{module [270]}
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, confirmou a informação do secretário de Saúde. A inauguração do Hospital Regional será feita por etapas. A primeira delas será realmente em agosto, com atendimentos de emergência e enfermaria nas áreas de pediatria, traumatologia e emergencial. A inauguração diferenciada dos outros dois hospitais regionais em funcionamento no Interior do Ceará foi tomada em razão da carência desses serviços na região. “O atendimento aliviará os hospitais municipais”, explicou.
De acordo com a Sesa, este é o terceiro hospital regional construído pelo Governo do Estado. O primeiro entregue foi o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o segundo Hospital Regional Norte, em Sobral. Nas obras da nova unidade estão sendo investidos recursos próprios, da ordem de R$ 67,6 milhões. Mais R$ 51,2 milhões serão disponibilizados para aquisição de equipamentos, através de financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e parceria com o Ministério da Saúde.
Quando estiver concluído, o Hospital terá 15 leitos na emergência infantil, 30 leitos na emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, oito no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria. Serão 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos.
A exemplo do Hospital Regional Norte, o Hospital do Sertão Central contará também com um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher para ampliar e qualificar a assistência às mulheres, reduzindo a mortalidade materna.
Quando estiver totalmente em funcionamento a unidade atenderá a população de 612 mil habitantes de Aiuaba, Arneiroz, Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Itatira, Madalena, Milhã, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Tauá e Quixeramobim.
Mais informações
Hospital Regional do Cariri (HRC)
Rua Catulo da Paixão Cearense
S/N–Triângulo
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3566.3600
Roberto Crispim
Colaborador
Diário do Nordeste