Vândalos destroem pilastras da varanda da parede do açude Cedro, na cidade de Quixadá

compartilhar no:

O açude Cedro, um dos mais conhecidos cartões postais do Ceará, foi novamente vítima de vandalismo neste domingo, 09. Os vândalos a cada dia vêm retirando parte da beleza arquitetônica e especialmente dos materiais originais. O local encontra-se abandonado pelos poderes públicos.

Neste domingo, o açude Cedro, localizado na cidade de Quixadá, teve quatro pilastras que sustentam a rede de proteção da parede destruídos. Em 2011 ocorreu uma ação parecida, só que desta vez foi ainda maior. Quem visita o açude centenário não escondeu a sua revolta com o descaso.

O açude Cedro precisa de segurança armada e de um sistema de câmeras, assim, evitaria ações dessa natureza. Até o momento nenhum órgão público se posicionou sobre este crime contra o patrimônio tombado pelo PHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Nas redes sociais, algumas pessoas disseram uma versão totalmente fajuta de que tudo teria ocorrido quando um turista tentou registrar uma fotografia. A história não merece respaldo, tendo em vista o potencial destrutivo. Percebe-se que, se tivesse cabimento não teria pilastras intactas entre as destruídas.

Veja o vídeo feito por Eduardo Ivo Júnior!