UNICATÓLICA inaugura curso de Pós-graduação em Prática Penal

A UNICATÓLICA, através da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGP), realizou a aula inaugural do curso de Pós-graduação em Prática Penal, no dia 10 de agosto.

O momento contou com a palavra dos Coordenadores Prof. Me. Pedro Rafael Malveira Deocleciano e Prof.ª Me. Semiramys Fernandes Tomé, que deram as boas-vindas aos Pós-graduandos e explicaram pontos importantes para o desenvolvimento das atividades propostas pelo curso. Em sequência, houve uma Mesa-Redonda, com abordagens relacionadas ao conteúdo que os alunos terão no primeiro módulo.

Com carga horária de 400 horas e duração de 18 meses, o curso é voltado para graduandos (penúltimo e último semestres) e graduados do curso de Direito, bem como objetiva implementar o ensino prático das ciências criminais, sob um viés crítico e contemporâneo aos fatos sociais adstritos ao crescimento da criminalidade e seus respectivos impactos no processo penal, além de estudar as ciências de modo crítico e em consonância com a contemporaneidade das problemáticas enfrentadas com o crescimento da criminalidade no atual cenário social brasileiro; traçar uma análise prática da realidade forense das carreiras jurídicas e da execução das atribuições ínsitas a estas no âmbito do processo penal e enfatizar a interligação da análise e estudo reflexivo das ciências criminais no plano em concreto, através do estudo prático e da aplicabilidade das garantias constitucionais no âmbito do processo penal à luz do garantismo.

Cada disciplina será ministrada quinzenalmente, correspondendo a dois encontros mensais presenciais, programado para ocorrerem alternadamente entre as semanas do respectivo mês, a depender dos feriados.

Os encontros ocorrerão às sextas-feiras, de 18h às 22h e aos sábados subsequentes, de 08h às 12h e das 13h às 17h.