Tragédia em Brumadinho: 16 das 37 pessoas mortas foram identificadas e 287 estão desaparecidas

Bombeiro resgatando vítima da tragedia  (Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo)

O rompimento de uma barragem da mineradora Vale na Mina Feijão, em Brumadinho, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, causou uma avalanche de lama e rejeitos de mineração que devastou parte da comunidade da Vila Ferteco, na sexta-feira, 25 de janeiro. Apenas na tarde de domingo a Defesa Civil informou que o nível de alerta da barragem B6 diminuiu e as buscas foram retomadas.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, informou na manhã deste domingo que o número de mortos com o rompimento da barragem em Brumadinho aumentou para 37 , outras 192 foram resgatadas e 287 estão desaparecidas. .

O site Uol, destaca que Os corpos que são resgatados são encaminhados para o IML para identificação. Segundo Aihara, o trabalho de identificação é bastante complicado por conta do estado dos corpos. No sábado, a Polícia Civil confirmou a identificação de 16 vítimas, e oito delas já foram entregues às famílias para sepultamento.

Conforme o site do Jornal Extra, as sirenes de alerta tocaram em Brumadinho na manhã deste domingo, às 5h30m, e moradores começaram a deixar suas casas em pânico. De acordo com informações preliminares, outra barragem estaria em risco. Em nota, a Vale afirmou que a sirene foi disparada devido ao aumento dos níveis de água na barragem 6, uma das que compõe o complexo de Brumadinho. De acordo com a empresa, a população da região está sendo deslocada para pontos previstos no plano de emergência. Os bombeiros interromperam as buscas para se dedicar à evacuação dos moradores de suas casas.

As equipes de resgate interromperam as buscas na manhã deste domingo porque não há condição de pouso de helicópetros. Há apenas buscas pontuais nas margens. Os bombeiros não podem pisar no mar de lama porque ela está muito mole e afunda, chegando a até 10 metros de profundidade em alguns pontos. Ontem, foram encontrados mais alguns corpos e pedaços de corpos, mas nem todos foram retirados por falta de condições de pouso.