SINE/IDT: Expectativa de 8,3 mil vagas de trabalho abertas em maio em todo o Ceará

Carteira_de_Trabalho_No primeiro trimestre de 2016, foram captadas 23.116 vagase, desse total, foram inseridos 14.938 trabalhadores no mercado de trabalho.

Em maio, está prevista a abertura de 8.300 vagas de trabalho no Estado, nas Unidades do Sine/IDT. As oportunidades devem ser concentradas principalmente nos setores de serviços e comércio. A estimativa é com base nos resultados dos anos anteriores e na análise do cenário atual. Estima-se que, deste total, cerca de 10% sejam destinadas aos empregos temporários, em virtude de uma importante data para o comércio, o Dia das Mães, e que aproximadamente 2% dos contratados como temporários sejam efetivados. 

Entretanto, com o excesso de profissionais à procura por emprego, as seleções tendem a ser cada vez mais rigorosas. Exigências como nível de escolaridade/qualificações, experiência e aspectos comportamentais devem fazer parte dos processos seletivos. Dessa forma, para encontrar sua vaga, os trabalhadores precisam estar mais atentos ao elaborar o currículo ou durante sua apresentação na entrevista. 

“Os profissionais mais preparados têm mais chance de encontrar uma vaga, por isso, é necessário que o trabalhador invista em sua carreira”, acrescenta o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Gilvan Mendes. 

Para auxiliar os trabalhadores nessa busca, o SINE/IDT oferece as Oficinas de Orientação para Trabalho, que estão disponíveis em todas as Unidades, com quatro horas de duração, prestando orientações sobre: mercado de trabalho; perfil solicitado pelas empresas; como enfrentar uma entrevista de emprego; postura profissional; marketing pessoal; e dicas para a elaboração do currículo. 

Primeiro trimestre de 2016 

No primeiro trimestre de 2016, foram captadas 23.116 vagas pelo Sine/IDT, e, desse total, foram inseridos 14.938 trabalhadores no mercado de trabalho. O número apresenta um leve recuo em comparação com igual período de 2015, quando foram ofertadas 23.660 vagas, sendo ocupadas 15.743. Apesar da diferença, o Ceará destaca-se no cenário regional, visto que, das vagas que foram ofertadas, 65% foram aproveitadas – sendo considerado o melhor resultado do Nordeste. 

Assessoria de Comunicação do IDT