Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil reúne núcleo de articulação, em Quixadá

compartilhar no:

O Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve na diocese de Quixadá (CE) para realização de dois encontros. Com a equipe de subsídios foi realizado o planejamento da produção e publicação dos materiais formativos do setor para o biênio 2017 – 2019. Já com núcleo de articulação do regional Nordeste 1, foi realizada uma análise do Ensino Superior no estado do Ceará e aprofundamento dos critérios para ação evangelizadora no ambiente universitário em âmbito regional.

Equipe de Subsídios

Participaram do encontro representantes da comunidade universitária e da ação evangelizadora, tais como professores, universitários, funcionários de Ensino Superior e assistentes eclesiásticos.

A equipe foi acolhida pela diocese e pela Pastoral Universitária da UniCatólica de Quixadá. Ao fim da reunião, a equipe teve como síntese as projeções dos seguintes trabalhos formativos a serem publicados: Revisão e atualização do Estudo 102/CNBB; Experiências Positivas de Pastoral Universitária; Guia de Acolhida do Estudante Estrangeiro; Itinerário de Fé para a Comunidade Acadêmica (Advento/Quaresma); e Campanha da Fraternidade na Comunidade Universitária.

A Equipe de Subsídios contou com a participação do assessor do Setor Universidades da CNBB, padre Danilo Pinto, do padre Eduardo Rocha, da diocese de Tubarão (SC); Vanessa Santos, de Recife (PE); Kátia Gardênia Coelho, de Quixadá (CE); e Elisangela Dias, de Brasília (DF).

Núcleo de Articulação

Com o núcleo de articulação do Setor Universidades da CNBB, no regional NE1 (Ceará), a reunião teve como pauta uma análise do Ensino Superior no estado do Ceará e aprofundamento dos critérios para ação evangelizadora no ambiente universitário em âmbito regional.

Na oportunidade, foi feito um estudo de caso do processo de articulação do Setor Universidades no regional Sul 4 , Santa Catarina, com a ajuda do articulador regional, padre Eduardo Rocha, da diocese de Tubarão. O ponto alto da reunião foi o cruzamento de dados demográficos/educacionais com os dados da geografia eclesial do regional, ao final da qual foi definida a estratégia de articulação que será utilizada no regional.

Desta reunião, participaram o assessor do Setor Universidades da CNBB, padre Danilo Pinto; padre Francisco Oliveira; o professor Edilson Martins, de Quixadá; padre Fernando Cavalcante, da diocese de Iguatú (CE), e Radson Coelho, da arquidiocese de Fortaleza (CE).