Sertão: Chove 95mm no município de Ibicuitinga, 21mm em Solonópole e 16mm na cidade de Quixadá

Chuva muda completamente a paisagem do sertão

Região Central: A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) já havia anunciado chuvas no fim de semana, principalmente entre domingo (13) e segunda-feira (14), conforme análise realizada na manhã da sexta (11). Os dados estão batendo e já sumiu em 31 municípios do Estado.

A maior precipitação foi no município de Ibicuitinga 95.0 mm, em seguida Jaguaribe (Posto: Brum) : 42.2 mm; Camocim 40.0 mm; Icapuí (Posto: Peixe Gordo) : 38.0 mm; São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 33.6 mm; Quixeré (Posto: Lagoinha) : 33.0 mm; Caucaia (Posto: Sitios Novos) : 26.0 mm; Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore) : 25.3 mm; Russas (Posto: Capim Grosso) : 23.0 mm; e Solonópole 21.0 mm.

No açude Pedras Branca, em Quixadá a chuva atingiu 18.5mm, na sede do Tapuiará 12mm, na cidade de Quixadá, segundo o comunicador Chico Javali, no Baviera chovei 16mm.

Segundo a Funceme, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que colaborou para precipitações nos últimos dias afastou-se em direção ao oeste do Nordeste e deve dissipar-se, porém, há indicativo da formação de um novo, já com posicionamento mais favorável.

No último sábado, a maioria dos profetas da chuva prognostica que a quadra invernosa será boa. Leia: Profetas da Chuva de Quixadá divergem em seus prognósticos, mas a maioria profetiza bom inverno em 2019