Região Central: Escapamento adulterado em motocicletas irrita moradores em Boa Viagem

compartilhar no:

moto_cano_aduO artigo 230 do CBT prevê multa de R$ 127,69 para veículos com descarga livre de ruído de escapamento sem miolo, com alteração do sistema original.

Encarregado de eliminar o ruído do motor, o silenciador do escapamento quando adulterado pelos proprietários que gostam de veículos barulhentos, pode trazer penas graves ao infrator, além de perturbar os moradores. 

Contudo, em Boa Viagem, na região Central cearense, isso é algo que não preocupa os condutores que utilizam esse tipo de arma sonora para atormentar e tirar o sossego da população, que pede providências contra esse mal urbano. 

Quanto maior a perturbação causada pelo ruído da motocicleta, maior parece ser a sensação de satisfação do motoqueiro. Apesar da inconveniência, não há nenhuma parte da cidade que esteja isenta do barulho das descargas alteradas. 

O combate a esse mal é uma questão de interesse público. Uma das medidas que podem ser adotadas seriam primeiramente, a fiscalização dos estabelecimentos responsáveis pela ‘adaptação’ dos veículos, que consiste em retirar as divisórias internas do escapamento. E, claro, tolerância zero contra os que insistirem em transitar com o equipamento alterado. O trânsito precisa ser visto como um ambiente de responsabilidade e não de diversão e prazer. 

“Vivo chateado com essa situação. O que me incomoda não é a moto comum, mas essas sem o miolo do escapamento. Nós, desta idade, estamos cansados. Minha esposa é doente e esse barulho não nos deixa dormir, nem durante o dia, nem à noite. Essa situação atrapalha os idosos, doentes acamados, estudantes, as pessoas que trabalham o dia inteiro e não conseguem descansar”, lamenta um dos moradores que optou por não se identificar. 

Punição 

Quem retira o miolo do abafador para que o motor fique ruidoso pode ser punido. 

O artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito prevê multa de R$ 127,69 para veículos com descarga livre de ruído de escapamento sem miolo, com alteração do sistema original. 

Além da multa, o motorista é enquadrado em penalidade grave e perde cinco pontos na carteira de habilitação. 

A irregularidade precisa ser sanada no local, caso isso não aconteça, o documento do veículo é recolhido, enviado ao Detran e o dono só pode tê-lo de volta após resolver o problema e ser aprovado por vistoria.

Com informação do site “SertNews

Escreva algo