RC TV: Contabilista de Quixadá tira dúvidas sobre a Declaração de Imposto de Renda e faz alerta

Mais de 28 milhões de brasileiros devem acertar as contas com a Receita Federal nos próximos meses. O prazo para a entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017 foi aberto há dez dias e segue até 28 de abril. A quitação pode ser feita pelo programa em computadores e também pelo aplicativo para dispositivos móveis, tablets e smartphones. Quem já tinha o programa do ano passado instalado não precisa fazer o download mais uma vez. Isso porque a atualização é automática.

Neste ano, a declaração do Imposto de Renda teve uma série de mudanças. As principais são a redução da idade mínima de 14 para 12 anos na apresentação de CPF como dependentes e a incorporação do Receitanet, programa usado para transmitir a declaração, ao programa gerador do documento.

Sobre o assunto, o experiente contabilista de Quixadá, Franzé Rabelo alerta que o contribuinte não deixe para a última hora. Ele recomenda ainda buscar um especialista na área, para evitar erros e aplicação de multas: “Aconselho procurar uma pessoa que já conhece do assunto, para que a sua declaração seja entregue adequadamente”.

Sobre a demora, isso depende de cada contribuinte com a sua movimentação financeira, “isso depende muito”. Outro alerta é referente ao mês de abril, “o mês de abril é cheio de feriados e por isso é fundamental providenciar a declaração o quanto antes”.

O contabilista Franzé Rabelo é proprietário da empresa FZ Contabilidade, localizada na Avenida Plácido Castelo, Nº1679, Alto – Bairro centro, Quixadá (tel.: 3412-0459).

Assista a matéria completa da RC TV: