Quixadá deverá implantar projeto de inclusão social e produtiva de catadores de materiais recicláveis

compartilhar no:

Desenvolver ações em parceria com os municípios que ainda não possuem aterros sanitários que venham ao encontro da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esse é o objetivo do Projeto de Inclusão Social e Produtiva de Catadores e Catadoras em Redes Solidárias no estado do Ceará.

Na perspectiva de implantar a ação em Quixadá, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório do Terminal Rodoviário, uma reunião com as presenças de representantes da Fundação ASTEF, entidade que celebrou com o Governo do Estado Termo de Colaboração para execução do referido projeto, gestores municipais, catadores de materiais recicláveis e servidores públicos do município.

O encontro foi mediado pelo assessor técnico da Fundação ASTEF, Nilson Bastos, e a agente de desenvolvimento, Ana Souza.

O secretário de Trânsito, Cidadania, Segurança e Serviços Públicos, Higo Carlos, explicou que a implantação de um novo modelo de coleta requer uma série de atitudes que o projeto se propõe a trabalhar junto ao município, especialmente nas pastas da saúde, assistência social, educação e meio ambiente. Higo Carlos defende que a mudança de hábitos e comportamento se inicie pelo próprio município, com a coleta seletiva institucional em órgãos e instituições como unidades de saúde, escolas e outros.

Também participaram do encontro a secretária de Educação, Lígia Leão, secretária de Saúde, Juliana Câmara, e o secretário de Desenvolvimento Social, Airton Buriti.