Quixadá: Barragem antiga se rompe em Dom Mauricio e moradores ficam preocupados

compartilhar no:

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos-Funceme voltou a registrar chuvas de até 92 mm no Ceará, foi no município de Limoeiro do Norte (Posto: Bixopa). A 10º maior precipitação ocorreu na Fazenda Niterói, em Ibaretama com 42 mm.

Na zona urbana de Quixadá a chuva foi de apenas 27.6mm, enquanto no açude centenário Cedro 14.8mm, este tem apenas 0,50% de sua capacidade máxima, mas continua recebendo água. No açude pedras brancas a chuva de ontem, 15, foi de apenas 10mm e sua situação hídrica é de 6,71%.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh) não disponibilizou os dados do açude Macacos de Ibaretama. O reservatório vem recebendo acumulo de água, o que é suficiente para abastecer a cidade em 2017.

Outras grandes chuvas nas últimas horas foram: Massapê (Posto: Massape) : 83.6 mm; Granja (Posto: Pessoa Anta) : 75.0 mm; Coreaú (Posto: Coreau) : 72.0 mm; Granja (Posto: Adrianopolis) : 70.0 mm; Senador Sá (Posto: Salao) : 62.0 mm; Granja (Posto: Timonha) : 57.0 mm; Moraújo (Posto: Moraujo) : 56.0 mm; Morada Nova (Posto: Lagoa da Serra) : 42.0 mm.

Uma situação de tristeza foi vivenciada por moradores da comunidade de Lages, distrito de Dom Mauricio, em Quixadá, uma barragem se rompeu na noite desta quarta-feira. A alegria se transtornou em um problema para o abastecimento das residências da localidade.

A estrutura de concreto era antiga e  muito estreita, com as secas dos últimos anos criou-se rachaduras, sem manutenção, o rompimento já era esperado.