Quixadá: açude Pedras Brancas chega a quase 13%, após sangrias de pequenos e médios reservatórios

compartilhar no:
Açude Pedras Brancas está com menos de 7% (foto: arquivo RC)

Região Central: o segundo maior açude da região Central do Ceará e um dos maiores do Ceará é o pedras Brancas. Esse reservatório conseguiu abastecer por dois anos as cidades de Quixadá e Quixeramobim, entretanto, devido às poucas chuvas nos últimos anos, chegou no dia 01 de janeiro de 2018 com apenas 5,06% de sua capacidade máxima.

No dia 01 de abril, algo ainda mais preocupante, 4,39%, mesmo com as fortes chuvas, isso porque, os pequenos e médios açudes ainda não tinham sangrado. No fim se semana passado, vários reservatórios começaram a transbordar para este gigante do sertão.

Neste sábado(21), segundo os dados atualizados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos- COGERH, o açude pedras brancas está com 12,59% de sua capacidade máxima. Como muitos açudes estão sangrando, como o Paraná que começou neste sábado tende a elevar em breve para 20%.

Com este volume, fica assegurado água suficiente para abastecer por alguns anos os municípios de Quixadá e circunvizinhos, caso seja necessário.

Enquanto isso, o açude Cedro continua com apenas 1,72%, o motivo é a falta de um rio grande para jogar água no açude centenário. Há no leito do rio, muitos açudes, que inviabiliza um maior acumulo de água.

A barragem de Quixeramobim passou do volume morto para 76,32% da capacidade e está preste a sangrar. Além de não ser um grande reservatório. O Fogareiro está com apenas 4,16% e o Pirabibu com 9,44%. O Banabuiú está com apenas 5,80%.