Pagamento do Garantia Safra é autorizado para agricultores de 3 municípios cearenses, incluindo Quixeramobim

A Secretaria de Política Agrícola vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Portaria Nº 1.161 de 14 de março de 2019, autoriza o pagamento dos benefícios relativos à safra 2017/2018 em três municípios cearenses referente aos agricultores que aderiram ao Programa Garantia-Safra: Salitre, Morada Nova e Quixeramobim. Municípios de mais sete estados foram beneficiados com o pagamento.

Os pagamentos serão realizados a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. O valor do Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra. Os pequenos produtores terão o benefício de R$850,00 pagos em cinco parcelas mensais de R$ 170,00, por meio de cartões eletrônicos.

O beneficio do programa está vinculado ao cumprimento dos requisitos, incluindo o pagamento pelo agricultor do boleto bancário de adesão ao programa. Também é necessário verificar se houve perda de, pelo menos, 50% da produção de culturas cobertas pelo programa no município devido à seca ou ao excesso de chuvas.

O programa
Criado em 2002, o Garantia-Safra visa a garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos à perda de safra em razão da estiagem ou excesso chuvas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Aprece (Comak)