Operação cumpre 44 mandados de busca e apreensão e sete de prisão no município de Quixeramobim

compartilhar no:

Investigações de combate à criminalidade e com objetivo de desarticular a atuação de grupos criminosos no Interior do Estado resultaram em operações desencadeadas pelas Forças de Segurança do Estado, nessa quarta-feira (7) e hoje (8). Os agentes da segurança pública foram mobilizados para duas operações, com alvo na atuação de suspeitos de cometerem roubos, homicídios e com envolvimento no tráfico de drogas. As ações aconteceram em Coreaú e em Quixeramobim, nas Áreas Integradas de Segurança 14 e 20, respectivamente. Como resultado dos dois trabalhos, foram presos 20 suspeitos e aprendidas nove armas de fogo, entre revólveres e pistolas, além de munição e drogas. As ações policiais foram apresentadas em coletiva de imprensa, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O secretário da Segurança Pública, André Costa, parabenizou o empenho do trabalho realizado pelos agentes de segurança, em especial da Polícia Civil, no enfrentamento ao crime. “É a Polícia Civil em incansável ação, realizando seu papel que é o de investigação criminal, utilizando-se de todos as ferramentas de investigação disponíveis, inclusive aquelas que demandam afastamento de garantias constitucionais por meio de decisões judiciais. Ano passado, batemos o recorde de operações realizadas e vamos trabalhar muito para esse ano produzirmos ainda mais”, declarou o titular da Segurança em uma postagem nas redes sociais.

Na manhã de hoje, 121 profissionais da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da SSPDS participaram de ofensiva com apoio de 41 viaturas, no intuito de cumprir 44 mandados de busca e apreensão e sete de prisão. A iniciativa foi organizada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria. Além do efetivo de Quixeramobim, participaram ainda policiais de Senador Pompeu, Mombaça, Acopiara e do Departamento de Polícia do Interior Sul. A Polícia Militar atuou por meio do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

Ao todo, foram apreendidos três revólveres de calibre 38, um revólver calibre 32 e uma pistola calibre 380, além de 86 munições de calibres variados, uma balança de precisão, 11 pinos de cocaínas e 17 gramas de maconha. Foram presos: Leonardo Jucá Ribeiro (25), com passagem por tentativa de homicídio, foi autuado por posse irregular de arma de fogo; e Renato Alves de Mendonça (28), com passagens por tráfico de drogas e crime ambiental, foi autuado nos crimes de tráfico de drogas e uso de documento falso. Outros três envolvidos não tinham passagem anterior. São eles: Leomar Lopes Marinho, autuado por porte irregular de arma de fogo, disparo de arma em via pública e tráfico de drogas; Henrique Cândido de Sousa, autuado por posse irregular de arma de fogo; e Raimundo Rodrigues de Paulo Filho (33). Este último foi autuado em flagrante por crime contra a economia popular. Leonardo pagou fiança e foi liberado em seguida.

Uma outra investigação, coordenada pela Delegacia Municipal de Coreaú, culminou em uma operação para o cumprimento de 15 mandados de prisão e também de busca e apreensão, que teve como objetivo o combate aos crimes de homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo. A ofensiva contou com apoio em campo de equipes das delegacias Regionais de Sobral e Tianguá e do Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI Norte), bem como de policiais civis de todo o Interior Norte do Ceará. Durante as ações, foram apreendidas três armas de fogo, um facão, diversos aparelhos celulares, uma quantia em dinheiro, drogas e munições. Os 15 presos foram indiciados por tráfico de drogas, organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo.

Foram presos: Angélica Venâncio Costa Silva (24) – com passagem por furto; Eduardo Pereira (27) – conhecido por “Neném” e com dez passagens por roubo a pessoa, roubo com restrição de liberdade, dano e crime contra a administração pública; Francisco Iago Linhares (22) – com passagens por homicídio consumado e tentado; posse ilegal de arma de fogo e roubo; Francisco Klaelton Neves de Oliveira (20) – com passagens por crime de trânsito; Ronaldo Sousa Ximenes (25) – conhecido por “Ronaldo de Noêmia” e com nove passagens por roubo a pessoa e a residência, furto qualificado, ameaça, crime de violência doméstica e dano; Wineston Ferreira Marcelino (24) – com 13 passagens, entre elas, principalmente por roubo consumado e tentado, dano e disparo de arma de fogo; e Jean Glauber Neves Ribeiro (27) – com nove passagens por homicídios consumados e tentados, roubo, porte ilegal de arma de fogo, crime de trânsito e furto de veículo.

Outras oito pessoas, sem antecedentes, também foram capturadas. Sendo estas: Iury Gracie Neves Ribeiro (21); Francisco de Assis Souza (26); João Kleber Costa Lima (19) – conhecido por “Pepeu”; João Paulo Oliveira de Moura (26); José Jeilson Justino da Costa (25) – conhecido por “Zoi”; Jose Jhones Moreira de Oliveira (19), Pedro Henrique Souza Rodrigues (18) e Benedita Romualdo da Silva (32).

Os trabalhos de investigação continuam em ambas as delegacias no sentido de aprofundar as apurações para identificar outras pessoas envolvidas com crimes nos municípios, bem como apontar outros crimes do quais os capturados tenham participação. A SSPDS ressalta que população pode ajudar a Polícia denunciando a prática criminosa que tenha conhecimento. Para fazer denúncias, basta ligar para o Disque-Denúncia da SSPDS pelo número 181. O sigilo é garantido.

Fonte: SSPDS