Operação “Caixa Preta” leva vereador candidato a presidente da Câmara de Madalena

compartilhar no:

vereador_paulo_cesar_madalenaO vereador Paulo Cezar ao longo desses dois anos foi homem de confiança do prefeito afastado e também ocupou a Secretaria de Governo do município.

O juiz Paulo Sérgio dos Reis, da Comarca de Madalena determinou o afastamento temporário de 26 servidores públicos do município, incluindo o atual prefeito Zarlul Kalil Filho, secretários municipais, servidores membros da comissão de licitação e procurador-geral e adjunto.

Além disso, determinou que a Câmara Municipal designe data de sessão extraordinária para proceder a imediata nomeação do vice-prefeito, Antônio Eurivando Rodrigues Vieira ao cargo de prefeito.

Os mandados de busca e apreensão contra os envolvidos começaram a ser cumpridos nesta terça-feira (25/11) pela Polícia Civil e Militar. A decisão foi proferida no último dia 20 de outubro, mas o processo estava tramitando em sigilo em virtude da operação que investiga desvio de recursos que somam R$ 6.965.199,88. Segundo o Ministério Público do Ceará (MP/CE), os desvios são referentes à fraude em licitação no exercício financeiro de 2013 e 2014.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais encontraram um arsenal de armas com secretários e também com vereadores, entre ele, na residência do vereador Paulo Cezar (PMDB), a polícia se deparou com espingarda calibre 12, o que culminou na prisão em flagrante do mesmo.

Segundo a polícia, Francisco de Assis Cassiano da Silva possuía munição; Manuel Pereira Maciel foi preso por guardar revólveres de calibre 38 e 32, além de munição; Ednardo Ferreira da Silva alojava um revólver 38; José Daldécio Rocha da Silva foi flagrado guardando um rifle calibre 32.

{module [270]}

Ao todo, 27 pessoas foram afastadas de seus cargos, dentre elas, o prefeito da cidade, Zarlul Kalil Filho, que é coronel reformado da PM e trabalhou como assessor do ex-secretário de Segurança do Estado Francisco Bezerra. Entre os investigados está, também, o ex-chefe de Gabinete do prefeito Francisco das Chagas Filho, o ‘Alan Terceiro’, que está preso acusado de ter matado a esposa em outubro de 2013, em Fortaleza.

Matéria Relacionada: Operação “caixa preta” afasta prefeito de Madalena e mais 26 agentes públicos

Também são investigados a primeira-dama, Sandra de Oliveira Kalil; os secretários Galileu Viana Chagas Filho, Antônia Solange dos Santos Viana, Antônia Lobo Pinho Lima, José Josivaldo Saraiva, Francisco Almir Frutuoso Severo, Carlos Alberto Loiola Lopes, Marcos Antônio Lage Souza, João Soares Uchôa, Josenildo da Silva Brito, Lucas Vale Menescal; a vereadora Francisca Lucileide Maciel da Silva; os membros da Comissão de Licitação Wando de Oliveira Pires, Cícero Brasil de Mesquita, Maria de Fátima Costa Sampaio Vale, Herlley Pereira Germano, Natália Pinho Rodrigues; e os procuradores do município Pedro de Paiva Farias, Murillo Pedrosa de Carvalho, Yuri Carvalho Pontim e Sabrina Lago Falcão.

O vereador Paulo Cezar ao longo desses dois anos foi homem de confiança do prefeito afastado Zarlul e também ocupou por vários meses a Secretaria de Governo do município.

 

Escreva algo