Município de Ibaretama completa 28 anos de emancipação política e administrativa

compartilhar no:

Ibaretama_santa

Três municípios estão fazendo aniversários: Antonina do Norte, Palhano e Ibaretama são homenageadas

O dia 8 de maio de 2016 marca a comemoração do aniversário de três municípios cearenses: Antonina do Norte, Palhano e Ibaretama, que completam os mesmos 58 anos. Antonina do Norte, localizada no Centro-Sul, está distante em 473 km de Fortaleza. É uma cidade com 6.984 habitantes, segundo o censo de 2010, e que tem a economia baseada na agricultura, pecuária e indústria. Seus limites municipais são Saboeiro, ao Norte; Tarrafas, a Leste; Assaré e Campos Sales, ao Sul e Aiuaba, a Oeste. 

Palhano, com 8.866 habitantes (IBGE 2010), é um município pertencente à região do Baixo Jaguaribe cearense, a 127 km da capital. Limitando-se com as cidades de Aracati, Beberibe, Itaiçaba, Jaguaruana e Russas – Palhano tem uma curiosidade em sua economia: no município circulam as moedas de Real, em circulação em todo o país, e a “Castanha”, moeda de circulação local, oriunda do Banco Popular. 

Já Ibaretama, cuja economia baseia-se na agricultura (algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar e castanha de caju) e pecuária (bovino, ovino, caprino, suíno e avícola), é uma cidade com uma população de 12.922 pessoas e está encravada na região Central, onde faz limite com Itapiúna, Aracoiaba, Ocara, Morada Nova e Quixadá. Extrativismo de madeira, manufatura de redes, bordados e chapéus de palha e couro, bem como extração mineral e piscicultura – são outras fontes de renda para Ibaretama. 130 km separam o município de Fortaleza. 

A região entre os rios Piranji, Choró e Sitiá era habitada por índios como os Jenipapo, Kanyndé, Biques, Choró, Quesito e Quixadá.

A história da moderna Ibaretama, como um povoado, começa em 1905 com a doação das terras por particulares, nelas sendo construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 1909. Em 1911, este lugarejo passou a ser distrito com o nome de Serra Azul, depois São Luís e em 1938, Ibaretama. Em toda a sua história foi distrito do município de Quixadá, até quando foi desmembrado em 8 de Maio de 1988.

O Governo do Estado prossegue com as homenagens. Antonina do Norte, Palhano e Ibaretama recebem os vídeos com os hinos dos municípios, ilustrados com imagens que caracterizam as cidades. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.        

 

Escreva algo