Manifesto “Cedro Livre, Cedro Vive!” movimenta o Sertão Central

compartilhar no:

Durante tcedro_vivoodo o dia haverá transporte gratuito saindo da Praça José de Barros, levando a população ao local do evento.

No dia 16 de junho, acontecerá o manifesto intitulado “Cedro livre Cedro vive”, que tem por objetivo comemorar os 106 anos da construção da represa do açude Cedro e sensibilizar a sociedade quixadaense quanto ao estado de abandono em que o espaço se encontra. Para isto, o coletivo Dom Quixarte e o Instituto de Convivência com o Semiárido realizam um dia de programação cultural no estacionamento do Açude Cedro, contemplando oficinas, apresentações artísticas, limpeza nas trilhas, dentre outras atividades, que irão mostrar que o local pode ser ocupado e preservado através de ações culturais e ambientais realizadas pela própria sociedade civil.

O açude do Cedro em Quixadá foi a primeira obra do estado brasileiro feita para amenizar os efeitos das secas, resolvendo os dois maiores gargalos da época: o abastecimento humano e a produção de alimentos. Atualmente o açude e todas as construções que compõem aquele cenário histórico cultural encontram-se em total descaso, os galpões que guardavam todo o maquinário da construção, por exemplo, estão em ruínas, há lixo espalhado por todo o ambiente, além de não ocorrer nenhuma ação de lazer e entretenimento de fomento a cultura que possa ser aproveitadas pela população e demais pessoas que visitam a cidade. É com esta proposta que vem o manifesto “Cedro livre Cedro vive!”, movimentar o espaço com atividades artísticas e ambientais, utilizando o potencial dos artistas locais e instigando a população a preservar e valorizar as riquezas naturais do município.

A programação inicia logo cedo, a partir das 8h da manhã com a limpeza nos arredores do açude, que será feita por três equipes que irão percorrer diferentes trajetos: a trilha do sangradouro, a trilha a galinha choca e dos bares e restaurantes, encerrando às 11 horas, com a passagem do carro recolhendo o lixo. Logo após uma pequena pausa para o almoço, a partir das 14 horas acontecem às oficinas, abordando quatro temáticas: Gestão de mídias sociais e outras formas de comunicação, Moda sustentável, Iniciativa em teatro e educação e Introdução à Permacultura, inscreva-se aqui: http://goo.gl/MQwPD. E a programação se encerra com a Noite Sertão Fora do Eixo, com apresentações de bandas e artistas locais e regionais de diversos estilos, além de intervenções artísticas com grupos de teatro e dança.

Durante todo o dia haverá transporte gratuito saindo da Praça José de Barros, levando a população ao local do evento. Veja os horários de saída aqui: http://goo.gl/vg6NO. E para aqueles que desejam permanecer no Cedro haverá uma ampla área de camping situado no horto florestal do Açude Cedro. Inscrevam-se aqui: http://goo.gl/48mwn

Confira a programação completa:

08h:00 – Ação ambiental de limpeza nas trilhas:
Trilha do Sangradouro
Trilha da Galinha Choca
Bares e restaurantes
14h:00 – Oficinas:

Gestão de mídias sociais e outras formas de comunicação
Moda Sustentável
Iniciativa em teatro e educação
Introdução permacultura
16h:20 – Noite Sertão Fora do Eixo:

Dança Circular
Intervenção musical das crianças da escola Waldorf Micael (Fortaleza)
Teatro e dança da AABB Comunidade
Juçara Abé (Fortaleza)
Grupo Um Grito de Teatro
Banda Broken Necks (Quixadá)
Teatro Cenas Enversos
Banda Andes (Fortaleza)
Bandas Hazamat (Paraíba)
A Vibe (Quixadá)
Dj Heitor Chaves e Marco Antônio nas pick ups

Mais Informações:
Diná Matias
Coletivo Dom Quixarte
(88) 99459224

Escreva algo