Já começou: Hospital Regional do Sertão Central será construído em 16 meses

compartilhar no:

Assinatura_de_servio_-_Hospital_Regional028Um dia de festa para a população de todo o Sertão Central cearense.

O Governador Cid Gomes, vice-governador Domingo Filho e prefeitos de vários municípios, além de deputados estiveram reunidos na cidade de Quixeramobim na noite desta terça-feira,8, em um momento histórico para a região do Sertão Central cearense, foi a ordem de serviço para dá inicio as obras do hospital e maternidade que atenderão a população dos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Para o prefeito de Quixeramobim, Edmilson Correia de Vasconcelos Júnior, aquele momento jamais sairá da mente da população, “foi uma escolha mais do que acertada, eu comparo esta obra a maior do século. Esta obra será tão importante para a região como a construção do açude Cedro na época de Dom Pedro II”, destacou o gestor.

O secretario de saúde do Estado, Arruda Basto, lembrou que nesta quarta-feira,9, faz justamente um ano que Quixeramobim foi consagrado para receber a obra. Arruda se alto elogiou e disse que nunca nenhum governo fez tanto pela saúde do povo cearense. O ex-deputado Rômulo Coelho autor do nome do Padre José Van Esch para o hospital, disse que foi a escolha mais do que justa.

Em sua fala o governador dos cearenses, Cid Gomes que antes da solenidade foi conhecer o terreno, prometeu voltar Quixeramobim exatamente daqui a 16 meses para a grande inauguração. Cid disse que recebeu tantos elogios que nem sabia o que falar. Após a fala do governador o mesmo passou mal e teve que ser atendimento, em seguida foi transferido em um helicóptero a Hospital Geral de Fortaleza, sendo que já recebeu alta médica.

Segundo boletim médico Cid sofreu uma indisposição (síndrome vasovagal)  motivada por uma queda de pressão arterial determinada por medicamentos que o paciente vem utilizando devido a uma cirurgia ocular realizada recentemente. A equipe médica informa ainda que o paciente realizou exames  de rotina que não revelaram nenhuma anormalidade. O paciente já recebeu alta.

O HRSC terá 15 leitos na emergência infantil, 30 leitos na emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, 8 no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria. Serão 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos. A exemplo do Hospital Regional Norte, que já ficará pronto neste semestre,  o Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central contará também com um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher para ampliar e qualificar a assistência às mulheres, reduzindo a mortalidade materna.

Confira as fotos da cobertura por Jackson Perigoso e Chico Javali:

 

 

 


Escreva algo