RC TV: IPHAN abandona obra de restauração de galpão da antiga Estação Ferroviária, em Quixadá

compartilhar no:
Obra do IPHAN deixou apenas entulho e moradores de rua no local (foto: RC)

Desde quando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN iniciou o processo de tombamento de locais histórico do município de Quixadá, na região Central, não teve nenhuma serventia para a população. A degradação só vem aumentando e não há reação por parte da autarquia federal.

Em 2015, IPHAN iniciou uma obra de restauração de um galpão da antiga Estação Ferroviária, passados quase dois anos, o que resta é apenas entulhos e pessoas drogadas utilizando o espaço. Até os tapumes estão sendo retirados por vândalos.

Placa indica o valor da obra inacabada (foto: RC)

Segundo o fundador da Academia Quixadaense de Letras-AQL, escritor João Eudes Costa, a transnordestina havia cedido o espaço para a instituição, mas devido à pressão do IPHAN os escritores entregaram o prédio. Na época estava sendo bem cuidado e servia como um espaço de cultura.

Conforme o escritor, o prédio foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1898, “foi uma festa muito grande”. No ano de 1932, o presidente vaga desceu de trem na estação para visitar o açude Cedro.

 A obra de conservação da Estação ferroviária – 1ª etapa não foi concluída, o que inviabiliza a segunda fase da obra. Assim, quase R$ 150 mil reais foi jogado no ralo da incompetência da autarquia federal.

O assunto foi destaque na RC TV – Confira a reportagem!

Confira na íntegra o programa da RC TV (18/02/17) sobre o assunto após 17min