Inverno: Chove em 76 municípios cearenses nesta terça-feira (5)

chuva_centralaaaaPelo menos 76 cidades cidades do Ceará registraram chuvas entre as 7h de de segunda-feira (4) e as 7h da manhã de terça-feira (5), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 10h45. Santana do Acaraú, na Região Norte do Estado, teve 46 milímetros, a maior precipitação do estado.

Destacam-se também os municípios de Iracema e Viçosa do Ceará, no Vale do Jaguaribe e Região da Ibiapaba, com precipitações de 45 mm e 43 mm, respectivamente. Choveu também em Ererê (43 mm) e Independência (42,2 mm).

Condições favoráveis para chuva
O Ceará segue com condições favoráveis a chuvas após o primeiro fim de semana da Estação Chuvosa do Estado. De acordo com os meteorologistas da Funceme, desta terça (5) até a próxima quarta-feira (6), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as macrorregiões.

As precipitações são ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está próximo à costa norte do Ceará. Ao longo dos próximos dias, há expectativa de formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que pode colaborar para nebulosidade e, consequentemente, precipitações.

Conteúdo: G1 CE