Governador divulga oferta de 4 mil CNHs populares para estudantes da rede pública

Durante transmissão, o governador Camilo Santana adiantou que vai ofertar quatro mil carteiras de habilitação para estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública. O auxílio vai levar em consideração o desempenho escolar do aluno. Caso o estudante tenha menos de 18 anos, o benefício será garantido até um ano após o fim do Ensino Médio, período também em que o beneficiado deve completar a idade mínima para retirar o documento.

“O objetivo é fazer cada vez mais o Ceará um estado de destaque na educação”, relacionou Camilo Santana. A ação é uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Os critérios para a inscrição serão divulgados em breve.

Perguntas e respostas

O governador Camilo Santana também respondeu a dúvidas de quem acompanhava o bate-papo. Alessandro Cavalcante, por exemplo, questionou o chefe do Executivo quanto às ações do Governo do Ceará de convivência com a seca. “Para além das ações emergenciais, como perfuração de poços e a aquisição de 19 máquinas perfuratrizes, estamos realizando ações importantes no Pecém, com reúso de água para o autoabastecimento da indústria. Além de obras estruturantes, como a construção do Cinturão das Águas, entre outras”, elencou o chefe do Executivo.

“É bom lembrar que são seis anos consecutivos de seca. Apesar do esforço que estamos fazendo, é bom lembrar sobre o desperdício. Economizem água para não faltar”, alertou o governador.

A finalização do Anel Viário no entorno do município de Maracanaú também foi pauta do bate-papo. “Toda semana, tenho reuniões com as empresas responsáveis pela obra. Como é uma via federal, a gente precisa aprovar tudo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Tenho me empenhado fortemente para acelerar as obras”, garantiu Camilo Santana.

Agenda

O governador Camilo Santana também antecipou as principais ações desta semana. Ainda nesta terça-feira (24), o chefe do Executivo acompanha, em Brasília, a posse do ministro cearense Napoleão Nunes Maia Filho como corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Na quarta-feira (25), o chefe do Executivo se reúne com o ministro das Cidades, e representantes do BNDES para tratar da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. No mesmo dia, à noite, haverá a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Aracati.

Na quinta-feira (26), Dia do Servidor Público, haverá solenidade, no Palácio da Abolição, para homenagear esses profissionais. Também no mesmo dia, o governador inaugura a Escola de Ensino Médio no município de Canindé.

Na sexta-feira (27), Camilo Santana se reúne com governadores do País para tratar de políticas na área da segurança pública. O encontro será realizado em Rio Branco, no Acre.

No sábado (28), o governador inaugura o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Messejana, na Capital. Em seguida, será dada a largada para a reativação das atividades na Vila Olímpica do bairro. Já no domingo (29), solenidade será realizada em comemoração aos 20 anos da Operação Sorriso, no Parque do Cocó.