Governador Camilo Santana autoriza contratação de mais 730 policiais civis

O Governo do Ceará autorizou a contratação de mais 730 policiais civis para reforçar o trabalho da segurança pública no Estado. O anúncio da medida foi feito pelo governador Camilo Santana durante bate-papo ao vivo com a população, por meio de suas páginas no Facebook e no Instagram. Será chamado o reforço de 476 inspetores, 201 escrivães e 53 delegados, que são referentes a remanescentes do concurso público realizado em 2015. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deverá informar o prazo da entrega de documentação dos novos convocados para a Polícia Civil.

Camilo Santana enfatizou que o governo tem feito todos os esforços possíveis para ampliar os investimentos no combate à criminalidade. O governador citou a ação pública na abertura de novos concursos, aumento de efetivo nos municípios cearenses, compras de viatura e equipamentos para as Forças de Segurança. “Dentro disso, é preciso também investir em inteligência. É de grande importância nós reforçarmos a polícia judiciária, nossa grande Polícia Civil, que investiga e descobre os mandantes dos crimes, realiza os mandatos de prisão. Por isso estou convocando mais 730 policiais para se apresentarem com documentação completa e para logo iniciar os trabalhos na segurança do Estado”, detalhou.

Compromisso com a Segurança

O governador iniciou a live do Facebook com repreensão ao episódio violento envolvendo a Centro de Semiliberdade Mártir Francisco, na madrugada da última segunda-feira (13), quando quatro adolescentes foram executados. Camilo classificou a ação como “covarde e inaceitável” e garantiu que se reuniu com todas as autoridades de Segurança Pública do Ceará e, em pouco tempo, os envolvidos com o crime “serão severamente punidos pela lei”.

“O centro é referência em todo o Brasil. Não temos medido esforços para reestruturar todo o Sistema Socioeducativo no Estado e, lamentavelmente, ocorreu essa ação. Importante destacar que já prendemos um dos suspeitos, que confessou o crime, e terá de responder na Justiça por ele. Não iremos descansar até que tudo se esclareça”, explicou.

Perguntas e respostas

Ao longo do bate-papo, o governador recebeu elogios por meio de comentários no Facebook, destinou abraços a cidadãos e cidadãs cearenses, e também respondeu a demandas apresentadas por populares na rede social.

Rafael Vasconcelos, por exemplo, perguntou quando o Governo do Ceará lançará oficialmente o projeto Campinhos. Espécie de “areninha” com estrutura reduzida, os equipamentos servirão a cidades menores do Estado. O governador respondeu que as construções estão em processo de licitação. “Queremos levar essa política do Esporte para todas as cidades do Ceará. Ainda esse ano teremos o lançamento desse projeto fantástico”, revelou.

A educadora Mirelle Rodrigues questionou se haverá seleção de gestores para escolas estaduais. O governador assinalou positivamente, lembrando ainda que também terá seleção para novos professores na rede estadual de ensino. “Em 2018, continuaremos investindo na Educação, com mais concurso e promoções envolvendo os professores e gestores de escolas do Estado”, garantiu Camilo Santana.

Agenda

Nesta terça-feira, o governador ainda participou da reunião para apresentação de dados atualizados da Segurança Pública no Estado, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Além disso, Camilo entregou para a Polícia Civil 18 novas viaturas.

No feriado desta quarta-feira (15), o chefe do Executivo realizará visita a obras em curso pelo Ceará. A agenda do governador na quinta-feira (16) envolve a entrega de benefícios a esportistas cearenses através do Bolsa Atleta, em evento realizado no Cuca Barra, às 8h30. Durante a tarde do mesmo dia, às 15h, será inaugurado novo presídio em Itaitinga e, às 17h30, a “Quinta da Educação” terá a inauguração de nova escola da rede de ensino estadual em Canindé.