Férias na Escola: Prefeitura de Quixadá promove reforço escolar e atividades lúdicas no período de recesso

Transformar a matemática e a língua portuguesa em um prazeroso hábito do cotidiano. É com esse objetivo que as escolas que compõem os distritos educacionais da zona rural de Quixadá estão desenvolvendo uma série de atividades lúdicas e interdisciplinares durante o período de férias. Os trabalhos são focados nos seguintes parâmetros: letramento, alfabetização e o domínio das quatro operações matemáticas.

Na sala de aula da Escola Renato de Araujo Carneiro, no distrito de Juatama, enquanto ensinava as lições básicas de matemática, a professora Tyciane de Lima usou jogos confeccionados pelos próprios alunos, como dominó de tabuada e das quatro operações, tradicional jogo da velha e o relógio da multiplicação.

Em outro momento, o pequeno Caio Levi, 7 anos, aluno do 2° ano, ao ler o livro “Aventura Animal”, embarcava em uma viagem pela cidade dos bichos escondidos, do autor Fernando Vilela.

Neste período as crianças também tiveram reforço na produção, interpretação e compreensão de textos de uma diversidade de gêneros, a exemplo de poemas, contos, crônicas, literatura de cordel e outros.

A secretária de Educação, Josênia França, disse que a ação faz parte da estratégia desafiadora adotada pelo município para melhorar os índices de educação. “Com orientação do prefeito, Ilário Marques, estamos estimulando os alunos a terem gosto pelo aprendizado e com isso incentivando-os a uma formação de cidadãos críticos e cientes de seus deveres e direitos”, disse.