Estilista de Quixeramobim apresenta coleção inspirada no Brasil em semana de moda no Canadá

joao-paulo-guedes

João Paulo, natural de Quixeramobim, é um dos jovens estilistas queridinhos do Canadá.

O estilista cearense João Paulo Guedes, natural de Quixeramobim, apresentará coleção na semana masculina de moda de Toronto, no dia 19 de agosto. Intitulada “Tropicália – Culturally Vibrant Brazil”, a nova coleção é inspirada nos elementos selvagens do Brasil. 

João Paulo leva cores vibrantes, que lembram o calor brasileiro e a energia do nosso povo, trabalhando com texturas exclusivas, tecidos importados da Itália e estampas criadas pelo próprio estilista. O estilista apresenta sua coleção no dia 19, às 21h, especialmente pensada para a edição Primavera/Verão do evento. 

A Toronto Men’s Fashion Week é a plataforma mais influente no Canadá para os designers de moda masculina e marcas, e acontece duas vezes ao ano: fevereiro (Outono/Inverno) e agosto (Primavera/Verão). O evento está em sua 5ª edição e recebe estilistas do mundo inteiro. 

Em três dias de programação, 18 estilistas apresentam suas coleções e, no último dia, haverá o desfile especial John Lennon Signature Collection, em homenagem aos Beatles, com a presença de Yoko Ono. 

Primeiros passos como estilista 

Em Fortaleza, João trabalhava como artista gráfico e analista de marketing para uma empresa de software. O ramo da moda sempre foi de seu interesse, mas até então se resumia apenas ao costume de assistir aos desfiles do Dragão Fashion Brasil. Ainda em terras alencarinas, chegou a desenhar roupas femininas para uma uma loja na qual trabalhou. Só no Canadá, porém, deu seus primeiros passos como estilista profissional.

Queridinho do Canadá 

Vencedor do Emerging Menswear Design Award Competition (edição 2014), concurso que faz parte do Toronto Men’s Fashion Week, João Paulo Guedes é um dos jovens estilistas queridinhos do Canadá. Após oito anos residindo em Toronto, e três meses de estágio na Índia, o estilista se coloca definitivamente no ranking de nomes expressivos quando o assunto é moda masculina. 

João Paulo, natural de Quixeramobim, fez o caminho inverso de muitos estilistas brasileiros, que primeiro se firmam nacionalmente para então tentar o mercado fora. O cearense fez faculdade de Design de Moda na George Brown College, passou três meses na Índia em um intercâmbio de moda quando, em 2014, foi indicado para participar da Semana de Moda Masculina de Toronto e foi condecorado como o mais novo estilista da moda masculina da cidade canadense. 

O estilista trabalhou nos últimos dois anos em Toronto para uma das maiores empresas de casacos do mundo, a Canadá Goose. Uma marca conhecida globalmente e que está presente em vários países da América do Norte, Europa e Ásia. 

Destaques 

A cada temporada João Paulo Guedes se destaca no mercado de moda canadense e brasileira. Seu trabalho tem sido destaque em publicações como: Vogue Itália/UK, GQ Brasil, Elle Canadá Homem, Fucking Young e Schön. As roupas de João Paulo foram usadas por artistas como Ria Mae (indicada como melhor cantora indie do Canada), Fritz Helder (artista de música) e Festus Ezeli (Atleta da NBA), bem como outras pessoas de destaque na mídia. 

Suas coleções já foram apresentadas nas passarelas na Semana de Moda Masculina de Toronto, Vancouver Fashion Week (VFW) e Brasil (Dragão Fashion Brasil).

Com informações do Tribuna do Ceará!