Dupla é presa em flagrante praticando queimada no município de Canindé

bombeiro_apaga_fogoA equipe da unidade do corpo de bombeiros do município de Canindé, na região Central, realizou no a prisão de homens que estavam praticando queimada. De acordo com as informações do Tenente Coronel Sousa Júnior, a equipe retornava de uma ocorrência automobilística em Santa Quitéria quando se depararam com três indivíduos as margens da rodovia estadual CE-257 colocando fogo no mato, sendo que o fogo já estava em nível alto.

No primeiro momento a equipe se ateve a controlar as chamas e debelar o incêndio que já se alastrava mata adentro. Após o procedimento os militares localizaram os indivíduos que haviam realizado a queimada, sendo que um deles ainda conseguiu evadir-se do local, mais dois foram presos em flagrante e conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé onde foram devidamente autuados em flagrante com base no artigo 250 do Código Penal. Ao serem indagados os homens disseram que atearam fogo a mando do seu patrão que também compareceu a Delegacia para prestar esclarecimentos.

Nos últimos dias a equipe dos bombeiros atendeu ocorrências de incêndios em Canindé, Paramoti, General Sampaio e Madalena, onde o fogo destruiu vários quilômetros de vegetação e até a morte de alguns animais.

O Coronel informou ainda que queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda e solicitou que se alguém da população presenciar algo dessa natureza que possa está denunciando através do 190 ou 193.

Um questionamento muito comum sobre esse assunto é “não podemos fazer queimada dentro de nosso próprio quintal?”. Precisamos entender que por mais que o quintal seja uma propriedade nossa e de mais ninguém, o ar que respiramos e a atmosfera é de todos, isso constitui crime as queimadas em áreas particulares. Devemos nos atentar ao fato de que a fumaça é bem mais que uma perturbação que nos impede de respirar, pois nela pode conter substâncias danosas que podem até causar câncer.

 FONTE: Ceará Agora