Deputado Ferreira Aragão cobra mobilização para ajudar jovem quixadaense na África

O deputado Ferreira Aragão (PDT) prestou solidariedade, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (17/10), ao cearense Alex dos Santos, de 20 anos, natural de Quixadá, que contraiu uma grave doença na Guiné-Bissau, enquanto participava de uma missão religiosa.

De acordo com o parlamentar, o jovem foi diagnosticado com febre tifóide e sangramento digestivo no país africano, onde está internado desde o dia 9 de outubro, e precisa ser transferido para uma unidade hospitalar mais completa para o tratamento necessário. Ainda segundo Ferreira Aragão, os familiares de Alex dos Santos estão com dificuldades nas tratativas com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) para prestar auxílio.

“É um quadro extremamente preocupante deste rapaz e precisamos trazer ele de volta ao Brasil urgentemente. Chamo aqui a atenção da bancada de deputados desta Casa, dos senadores e deputados federais para sensibilizar o Itamaraty a resgatar este brasileiro que está morrendo longe do País”, alertou o deputado.

Ferreira Aragão informou que o missionário necessita ser transportado por meio aéreo, em voo direto e em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel, devido aos riscos do estado de saúde.

“Não acredito que haja um problema financeiro por parte do Itamaraty para resolver esta questão, falta é uma vontade política e engajamento para realizá-lo, o que é algo lamentável”, criticou o pedetista.

Em aparte, o deputado Danniel Oliveira (PMDB) sugeriu que todos os colegas da Assembleia disponibilizem parte de suas verbas de emendas parlamentares para ajudar no custeio do transporte do jovem.

“Me coloco à disposição para ajudar da forma que for este cearense, pois não é uma questão de governo, é uma questão de humanidade. Mas não vamos dividir responsabilidade, vamos assumi-la e tentar resolver o problema aqui mesmo”, sugeriu o parlamentar.

O deputado Odilon Aguiar (PMB) endossou a sugestão de Danniel Oliveira, avaliando que a Assembleia Legislativa pode contribuir para solucionar a questão.

Já a deputada Dra. Silvana (PMDB) comunicou que deu entrada em requerimento na Casa pedindo que o governador Camilo Santana interceda junto ao Itamaraty para trazer o cearense de volta.

“Tenho segurança que o governador não sabe ainda do fato e, se a forma mais segura para transportar este missionário cearense é por meio de uma UTI Móvel, vamos tratar de providenciar isso”, ressaltou a deputada.

Leia mais: Felicidade: Missionário de Quixadá doente em Guiné-Bissau deverá em breve receber alta médica