Conquista: Prefeito recebe ordem de serviço do governador para construção da areninha, em Quixadá

Prefeito Ilário Marques recebeu das mãos do governador Camilo Santana, a miniatura da areninha (foto) divulgação)

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, participou na manhã desta segunda-feira (11), na Arena Castelão, em Fortaleza, da solenidade promovida pelo Governo do Estado do Ceará que marcou a autorização da construção de 40 areninhas em 38 municípios cearenses, dentre eles a cidade de Quixadá.

Em seu pronunciamento, o governador Camilo Santana falou que o programa tem o objetivo de levar esporte, entretenimento e assegurar a redução da violência e promoção de cidadania. Com investimento de R$ 70 milhões, as Areninhas contemplarão espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.

O prefeito Ilário Marques, assim como os demais gestores, recebeu das mãos do governador Camilo Santana, a miniatura da areninha, ícone que simboliza o investimento no município. Ilário destacou que o investimento integra o grande projeto de requalificação urbana do município.

Cidades contempladas

Os municípios que receberão o Projeto Areninha neste primeiro momento são: Acaraú, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá.

Ao anunciar as cidades, Camilo Santana destacou que o Governo do Ceará continua com esforços para que mais destes equipamentos sejam projetados futuramente para outros locais do Estado. “Vamos lançar um outro programa para os municípios menores, para compensar as cidades que não receberam as Areninhas. Faremos os Campinhos: campos society, que serão construídos em 100 cidades”, relatou o chefe do Executivo.

Terrenos

Dentro do projeto, os terrenos para construção das Areninhas são providenciados pelas prefeituras. A elaboração técnica das construções é responsabilidade do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE), como também o acompanhamento e a supervisão das obras em parceria com a equipe do Programa de Apoio às Reformas (Proares III/STDS).

 Com área média de 95m x 73m e campos esportivos de 85m x 60m, as estruturas serão construídas em áreas de várzea em zonas urbanas.