Conquista: Prefeito Edinho Nobre sanciona lei de ampliação dos professores de Banabuiú

Prefeito Edinho Nobre reunidos com professores de Banabuiú beneficiados com a lei (foto: divulgação)

A categoria de professores de Banabuiú assistiu, na última quarta-feira (23), a um ato que encerra uma luta de mais de dez anos: o prefeito Edinho Nobre sancionou a lei que garante a ampliação de 100 para 200 horas aos professores concursados do município. Será publicada no Diário Oficial dos Municípios e entra em vigor em até 60 dias.

O ato que marcou a sanção da lei aconteceu no Complexo Administrativo do Município e reuniu cerca de 30 professores entre os que serão ampliados, vereadores e gestores do governo. O prefeito salientou seu orgulho em poder cumprir a Lei. “Lá atrás eu prometi, e hoje estou podendo cumprir com o que disse. Mas não é só por política, eu também fico feliz em poder ajudar os conterrâneos de minha terra”, declarou Edinho em seu discurso.

De acordo com a Lei, a ampliação é amparada pelo artigo 19 do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério de Banabuiú. O processo será feito pela Secretaria de Educação, obedecendo à ordem de classificação de cada candidato e o número de vagas ofertadas em edital de certames anteriores.

Inicialmente 18 professores serão ampliados. No total 56 profissionais do magistério concursados com 100 horas deverão ser assistidos pela Lei. Segundo o documento, a ampliação será de forma gradativa. “As vagas que surgirem, oriundas de aposentadoria de professores, será preenchida com a posição no edital do concurso”, diz o Parágrafo Único do Artígo 2º da Lei.

A secretária de Educação, Carla Yáskara Silveira, lembrou da luta da categoria e agradeceu ao prefeito de Banabauiú pelo respeito com a classe. “Nossa luta vem desde 2006 quando houve o concurso. De lá pra cá encontramos muitas portas fechadas, e hoje tivemos esse sonho realizado. Muito obrigado, Edinho, por ver a nossa categoria e atender ao nosso clamor”, conclamou.

No momento da sanção da lei houve emoção entre os professores que estavam na solenidade. Logo em seguida, os professores se encontraram em particular com o prefeito Edinho Nobre.