Coluna Amadeu Filho: Quixadá Futebol Clube já teve a sua rainha- Neuma Ferreira reinou de 1980 a 1984

Neuma Ferreira reinou de 1980 a 1984 como a rainha do time de futebol da cidade dos monólitos (foto: arquivo pessoal)

No próximo mês de outubro deste ano o Quixadá Futebol Clube completa 54 anos de fundação. Segundo Francisco Ferreira da Silva – o Pio, o quixadaense mais apaixonado pelo canarinho, tendo dedicado muitos anos de sua vida ao  crescimento da equipe, ele é um símbolo da terra dos monólitos e merecerá todas as homenagens mesmo sem estar participando da primeira divisão do futebol cearense.

Afinal de contas, ele está no coração dos desportistas e um grande amor não pode morrer assim. Você sabia que nos anos 80, o time do sertão central tinha a sua rainha? É mais que verdade! E uma linda rainha! Naqueles anos, os clubes que disputavam o campeonato cearense, elegiam a sua representante. A escolhida pelos apaixonados torcedores e por um júri foi ainda adolescente, Neuma Ferreira. Àquela cara de menina, jeito de mulher, pele rosada, conquistou a todos. A jovem foi incentivada a participar da escolha pelo desportista José Abílio.

Os torcedores do Quixadá e outros clubes se entregaram ao seu encantamento (foto: arquivo pessoal)

As torcidas dos outros times se entregaram aos encantamentos da beleza de nossa rainha. Ela tinha 16 anos de idade. Em dias de jogos, no momento da aparição de Neuma no estádio até torcida rival gritava “É linda! É linda!”. Tal situação causava inveja as outras representantes dos clubes. Certa vez, a garota do Fortaleza ficou enciumada do sucesso da linda menina. Ao perceber que os torcedores do seu time aplaudiam a Neuma, em atitude de grande revolta, partiu para cima de nossa rainha. Foi briga feia, durante alguns minutos. Só não foi uma situação bem mais grave, graças a interferência do Pio e de Deusimar Mendes da Silva. Neuma, rindo muito, nos contou que ela levou uma chuva de vaias.

Um folclórico zagueiro do canarinho sugeriu, isso num jogo contra o Ceará, colocar a Neuma atrás do gol do time adversário. Assim, os zagueiros prestariam atenção naquela menina de pele rosada, olhos de índia e não iam ter noção de como marcar nossos atacantes. É claro que o técnico Freitinhas não levou isso muito a sério. Reinou  de 1980 a 1984.  Depois de reinar absoluta como soberana do Quixadá foi obtendo outras conquistas, como por exemplo, a mais bonita estudante do Colégio estadual. Ainda criança, participou de concursos de beleza nos clubes, sempre ocupando os primeiros lugares. Esta beleza quixadaense atraiu a atenção de empresários da moda que atuam em Fortaleza e, durante bom tempo, desfilou para uma famosa marca de biquínis, nos salões do BNB e outros clubes.

Neuma foi também rainha do Colégio Estadual (foto: arquivo pessoal)

Poderia ter ido muito mais longe mas, atendendo aos apelos dos pais dedicados, Lauro Ferreira Lima e Eneida Pereira Lima, resolveu priorizar os estudos e claro, trabalhar com o objetivo de ajudar nas despesas de casa. Pertenceu aos quadros de funcionários do senhor Geraldo Bertoldo em Fortaleza. Atualmente, é uma das atendentes da “Nilber Cell”, empresa administrada pelo irmão Arnaldo. Quando criança, estudou na escolinha do curtume, próxima a sua residência, tendo como professora, a dedicada Vilma do Severino. No José Jucá, estudou com Socorro, Tuzinha, tendo como diretoras, Auristela Capistrano e Neíldes. No Colégio Estadual, garante que passou os anos mais felizes da vida.

Neuma nos dias de hoje é uma pessoa totalmente voltada para a família, razão maior de sua existência. Sempre lembra da importância do estudo no crescimento dos filhos. Recorda que o dia mais triste em sua vida, foi a morte do querido irmão(amigo de todas as horas), Abelardo, mas lembra que Deus é sábio, misericordioso e sabe o que faz. Os outros irmãos, Fátima, Evilásio, Ronaldo estão bem guardados do lado esquerdo do peito. O nosso amado Quixadá Futebol Clube ainda não conquistou o título de campeão cearense mas nos deu a mais bela das rainhas. Indagada sobre como analisa a beleza nos dias atuais, afirma que “A mais bela das belezas é a interior porque esta é eterna! Assim falou a eterna rainha do canarinho do sertão!

___
Autor

Amadeu Filho
Colaborador da RC
Colunista
Radialista Profissional