Coluna Amadeu Filho: No Quixadá é assim, temos até a nossa Xuxa

xuxa_preta“Casar na igreja este é o meu maior sonho, ficarei linda com vestido de noiva”. Este seu desejo mostra o quanto ama a vida.

Seu nome não é Maria das Graças Meneghel, mas Maria Francisca Pereira de Sousa. Não nasceu em Santa Rosa-RS, nasceu aqui em Quixadá, no Sertão Central cearense. Não é loira e nem apresentadora de programa de televisão. Não é celebridade, por sua vez, é uma condição ninguém lhe tasca “ela é a nossa Xuxa”. Foram as próprias crianças da cidade que passaram a chamá-la assim: “Eu gostava de me enfeitar para ir as praças, claro, atrás de um bom partido e aí as crianças falavam na sua doce inocência: “mamãe, olha a Xuxa”. contou esta popular quixadaense, fazendo questão de ressaltar que “minha beleza só é perceptível aos que veem a beleza com o olhar do amor, e criança é sempre sincera”, ressalta.

“Seu Amadeu, enganam-se aqueles que pensam que eu não percebo quando estão querendo me debochar”. Na verdade, ser negro no Brasil, muitas vezes, é ser olhado de forma diferente. A nossa Xuxa também é brasileira e assim como a original, tem seus valores como toda pessoa humana. Nossa “rainha” não tem olhos azuis, não é aquele modelo de beleza imposto pela sociedade, mas será mesmo que o corpo é mais importante que o espírito? E nossa Xuxa ri, chora, ama, também gosta de crianças.  Então, viva também a nossa “rainha”.

“Casar na igreja este é o meu maior sonho, ficarei linda com vestido de noiva”. Este seu desejo mostra o quanto ama a vida. Como todos nós, queremos ser feliz!. Se o dela é esse, que se realize.

Filha de José Vicente Filho, foi sapateiro dos bons e da costureira Maria José da Silva, 52 anos, diz que seus maiores amigos são a Carmelina, Carmélio, Hélber, Maria, Amadeu(obrigado). A sua lua de Cristal também lhe faz sonhar com um mundo melhor. Nossa Xuxa não queria a fama, mas apenas que a amassem o tanto o quanto ela ama as pessoas. Quando a beleza interior irá se sobrepor a beleza imposta pela cultura do “ter”.  Eu e muitos quixadaenses somos seus fãs porque nossa Xuxa não se veste de máscara social, é ela mesmo.

Muita gente quer parecer bonita, feliz, porém, muitas vezes, não é verdade e sim uma fuga da realidade. Por isso, vivas a nossa Xuxa porque ela é o que é. E isso é que a faz também uma rainha. Aqui pra nós, sou mais a nossa artista, artista sim, da vida sem fantasias. Nunca é tarde para abrimos mãos de nossos preconceitos. Confesso já ter visto alguém não querer ficar perto de nossa Xuxa. Vamos conversar com ela. Ela tem tantas coisas bonitas para nos oferecer! Confesso, sou fã da nossa “rainha”! E sei que você também o é.

Acessando o blog Amadeu Filho você terá a oportunidade de conhecer mais sobre a história de Quixadá.

Amadeu Filho
Colunista da RC
Radialista Profissional
Acesse também o blog Amadeu Filho