Chove em mais de 130 municípios do Ceará entre quinta (4) e sexta-feira (5)

Grande parte do Ceará está com cobertura de nuvens (FOTO: Alex Rabelo)

O Ceará segue registrando chuvas em todas as macrorregiões. No intervalo entre as 7h desta quinta (4) e as 7h desta sexta-feira (5), balanço parcial aponta registros em, pelo menos, 135 municípios, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os maiores acumulados neste período de 24 horas foram em Santa Quitéria (72,2 mm), Crateús (70 mm) e Catunda (63 mm), todos localizados na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns. Os dados são preliminares e são atualizados diariamente.

Entre a última quarta-feira (3) e ontem, as precipitações atingiram cerca de 150 municípios, tendo Abaiara e Crato registrado suas maiores chuvas do ano, com 140 e 130 milímetros, respectivamente.

Previsão do Tempo
Conforme análise da imagem de satélite, observava-se, sobre o território do Ceará, nebulosidade principalmente sobre a porção ao norte. Ela estaria relacionada à instabilidade causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada próximo ao norte do Nordeste. Já no leste da região, os meteorologistas observam a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Esses sistemas estão contribuindo para a ocorrência de precipitações.

Diante do então cenário, a cobertura de nuvens será constante ao longo do dia e as precipitações deverão atingir mais de 50% das áreas sob previsão citadas acima. Já naquelas indicadas como tendência a chuvas isoladas, a precipitações deverão atingir de 20% a 50% do território.

Para o sábado, a tendência é de céu nublado com chuva em todas as regiões cearenses. Os modelos indicam condição aparentemente favorável para precipitações mais intensas que entre hoje à noite e madrugada/manhã deste amanhã no centro norte do estado. Um aviso meteorológico foi enviado à Defesa Civil.

Já para o próximo domingo, a indicação é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, na região Jaguaribana, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Nas demais áreas, chuvas isoladas.

Apesar do cenário indicado na manhã desta sexta, a Funceme realizará novas observações na tarde de hoje e ainda nas manhãs dos próximos dias com o objetivo de realizar possíveis atualizações.