Banabuiú terá novamente o maior carnaval da região Central; 14 atrações confirmadas

compartilhar no:

Seguindo uma tradição que já chega há 22 anos, o Município de Banabuiú realizará mais uma edição do Carnaval. A organização da festa foi autorizada pela Promotoria de Justiça da Comarca local na manhã desta quinta-feira (23). A expectativa é que 60 mil pessoas circulem pela cidade durante os quatro dias de festa.

A programação começa na sexta-feira (24) com a recepção de foliões na cidade. O tradicional mela-mela na Praça 25 de Janeiro promete ser um dos pontos altos da folia. À noite as bandas tocam no “Corredor da Folia”. Pela manhã, a festa continuará sendo realizada no Rio Banabuiú. Embora seco, o local servirá de estrutura para a programação. Um barramento foi feito para que a água que ainda resta do rio, seja utilizada através de chuveirões, que vai fazer o sistema de reuso de água. O Governo Municipal se comprometeu a não utilizar água do açude Arrojado Lisboa, em atenção aos problemas enfrentados pela seca.

14 bandas devem compor a programação da folia. As atrações devem ser divulgadas até a manhã desta sexta-feira (24). Com o lema “Nada é igual”, este ano a edição promete inovar e fortalecer a cultura da festa com o resgate de tradições, como o Carnaval para Crianças. O evento aconteceu pela última vez no início dos anos 90 e voltará a ser realizado pela atual gestão.

Na tarde da última quinta-feira (23), o prefeito Edinho Nobre se reuniu com o titular da Comarca de Banabuiú, Marcelo Cochrane Santiago Lima. Após apresentar o esquema e a organização da festa, o Promotor autorizou o prefeito a realizar o evento, cumprindo algumas condições recomendadas.

“Comemoro essa informação junto com vocês ao mesmo tempo em que aproveito para agradecer a toda a equipe envolvida. Não foi uma tarefa fácil, mas deu certo. Equilibramos as finanças, pagamos dívidas que foram deixadas pela antiga gestão e ainda assim mantivemos o salário do funcionalismo em dias, um resultado que se deu com o empenho de todas as secretarias, para não ter que decretar estado de calamidade financeira”, escreveu o prefeito em sua rede social.

O Governo Municipal está trabalhando para garantir a infraestrutura, logística e organização do Carnaval. A ação envolve todas as secretarias. As obras de reordenamento estão sendo feitas no Rio Banabuiú. A secretaria de Planejamento e Gestão Pública pagou o funcionalismo antes da festa. O setor de Infraestrutura está podando as árvores, limpando canteiros e realizando a manutenção da iluminação pública, e a secretaria de Saúde terá um esquema de atendimento especial com equipes no Rio. A segurança será reforçada na praça. A Cultura está cuidando dos detalhes finais do evento.