Apagão no Nordeste: Comércio de Quixadá fecha as portas e tem prejuízo; população reclamou

compartilhar no:

Região Central: o novo apagão que atingiu todo o nordeste do Brasil teve duração de quase, durante a tarde desta quarta-feira (21), causando grande prejuízo para a economia e transtorno das vias variadas naturezas, como o trânsito.

Em Quixadá, região Central do Ceará, o comercio fechou as portas antes das 17h, quando as noticias das redes sociais davam conta de que travam-se de mais um apagão no país. Muitos celulares ficaram sem comunicação, e operadoras de internet também não funcionaram. Na cidade apenas um posto de combustíveis funcionou graças a um gerador.

Com a falta de energia, muitos serviços foram paralisados, inclusive quem estava em supermercados ou outras atividades. Qualquer cidadão que tiver sofrido danos pode acionar a justiça.

Conforme o portal G1, municípios de ao menos 13 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentam queda de energia: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas (leia a íntegra da nota mais abaixo).

Leia a íntegra da nota do ONS:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.