Afundando: Quixadá despenca para 38ª posição no estado em seu PIB per capita

Região Central: O blogueiro Fábio de Oliveira, informou que segundo o IBGE, Quixadá ocupa hoje a 38ª posição no estado do Ceará no PIB, em sua renda “per capita”, por habitante. Ao longo das ultimas décadas, nosso município vem perdendo posições importantes no desenvolvimento econômico. No início da década de 1980, Quixadá posicionava no 5º lugar entre as cidades mais importantes do estado. A riqueza da cidade se concentrava na cultura do algodão, no comércio forte, na pecuária e outras fontes de riqueza que colocavam Quixadá em destaque no Ceará.

Em 2010, o PIB per capita caiu para a 26ª posição. Já em 2019, Quixadá está na 38ª posição no índice de desenvolvimento econômico, PIB, dividido pela renda da população. Um dos motivos que podem ter levado Quixadá a cair tanto, foi à falta de planejamento nas ações para atração de investimentos. Embora nossa cidade continue com um comércio muito forte, Quixadá vive um problema crônico de falta de oportunidades de emprego.

Fabio Oliveira sugere: “Prefeitura Municipal Quixadá e Câmara Municipal de Quixadá precisam com urgência criar um comitê econômico capaz de garantir um projeto para o desenvolvimento econômico, sob penas de cairmos ainda mais nas tabelas do IBGE”.