50 obras de artes de Dom Adélio serão vendidas e arrecadação será para o Remanso da Paz

cinse_exposioO Programa de Extensão EXPOARTE marca posição no cenário cultural e artístico através de uma vasta e diversificada oferta de atividades.

Acontece entre os dias 27 de abril a 6 de maio de 2016 em Quixadá o 1º Salão Abril trazendo uma exposição das artes em tela de autoria do pintor Dom Adélio Tomasin. A exposição tem sua abertura a partir das 19h00 do dia 27 e segue até 21h00. A ação faz parte do Programa de Extensão EXPOARTE do Instituto Educacional e Tecnológico de Quixadá, mantenedor da CISNE – Faculdade de Quixadá e da CISNE – Faculdade Tecnológica de Quixadá que tem como objetivo produzir conhecimento a partir da prática artística e, simultaneamente a promoção e a divulgação das mais variadas formas de expressão artística: Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança, Música e Midialogia.

O 1º Salão Abril expõe 50 obras de artes de Dom Adélio Tomasin que serão vendidas durante a mostra e a arrecadação será revertida para doação à instituição Remanso da Paz situada em Quixadá que mantém a Casa de Acolhida de Idosos São João Calábria. Atualmente a Casa de Acolhida aos Idosos abriga, em regime semiaberto 40 idosos carentes do Município de Quixadá, funcionando de segunda a sábado, das 06h30min às 18h00. A Instituição fornece cinco refeições diárias aos idosos além de assistência médica, odontológica, psicológica, fisioterápica e acompanhamento com assistente social, gratuitamente. Além das atividades terapêuticas ocupacionais, como: ginástica, dança, canto, atividade de grupo, jogos interativos, oficinas de artesanatos e artes, entre outros.

O Programa de Extensão EXPOARTE marca posição no cenário cultural e artístico através de uma vasta e diversificada oferta de atividades que inclui cursos, exposições, festivais, seminários, oficinas, workshops, encontros de caráter artístico e acadêmico. Nesta perspectiva, um conjunto de ações será estruturado com interesse social e cultural interligando ensino, pesquisa e extensão, teorias e práticas, mercado e academia.

Serviços:
Evento: 1º Salão Abril (Exposição pinturas em telas do artista Dom Adélo Tomasin)
Data: 27 de abril a 6 de maio de 2016
Abertura oficial: 19:00hs do dia 27 de abril
Hora de funcionamento: das 09h00 às 21:h00
Local: Auditório Principal da Faculdade CISNE

Sobre o artista

Dom Adélio Tomasin é naturalizado brasileiro. Ordenado sacerdote, em 26 de março de 1955, quando assumiu a reitoria da Casa de Formação de Roncá, província de Verona. Em 1959 passa a residir no Uruguai onde participou da Pastoral Rural. Veio para o Brasil em 1962, fundando o Centro Social Padre João Calábria. Depois foi para Inglaterra, Espanha e Nigéria. Em 1972, Foi eleito superior-geral da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, sendo reeleito em 1978. Regressou ao Brasil em 1984 e em 16 de março de 1988 foi eleito Bispo para a Diocese de Quixadá pelo Sumo Pontífice João Paulo II, tomando posse no dia 29 de maio de 1988 e, em 03 de janeiro de 2007, renuncia o governo pastoral da Diocese de Quixadá. Dom Adélio é profundamente zeloso de seu ministério e fiel ao seu lema: “Quaerite primum regnum Dei” (“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus” – Mt 6,33). D. Adélio leva a alegria e a verdadeira esperança cristã por onde passa. Ao ver a multidão faminta de pão e de justiça, tem imensa compaixão e vai aliando a essa compaixão uma concreta estrutura de ação sócio-transformadora, a fim de minimizar o sofrimento e as necessidades mais prementes. Pode-se observar em sua missão uma profunda unidade, uma estreita ligação entre atividade pastoral e social, prova de sua inserção na realidade do povo e esperança de transformação. Entre as benfeitorias realizadas: construção do novo Hospital e Maternidade Jesus Maria José, idealização e construção do Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, da Faculdade Católica Rainha do Sertão, Escola de Artesanato, Creche Rainha da Paz, Rádio Cultura de Quixadá, Centro Vocacional, Fazenda Novo Horizonte, entre outras. Foi o idealizador e fundador da Faculdade Católica Rainha do Sertão – A Católica de Quixadá, que se tornou promotora na transformação de Quixadá como uma cidade universitária. Foi também um grande articulador para o crescimento da oferta de cursos superiores na cidade e região. Atualmente Dom é Chanceler da CISNE – Faculdade de Quixadá e preside a Fundação Quixadaense de Fomento, mantenedora do REMANSO DA PAZ – Casa de Acolhida São João Calábria. Com sensibilidade de artista e grande habilidade é pintor, escultor e artesão: desenhou o projeto da imagem da Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão; foi o principal escultor das imagens que compõem a Via Sacra e da Casa de Nazaré disposta no Santuário; pintou telas e esculpiu imagens expostas no Seminário Diocesano e Faculdade Católica Rainha do Sertão; principal autor da imagem do Papa João Paulo II e das imagens que representam as virtudes cardeais inseridas na CISNE – Faculdade de Quixadá.

De assessoria de comunicação da CISNE 
Jornalista responsável: Amanda Capistrano (Ce 2483 JP)