Quixadá sediará missão norte-americana Brazil Mission Trip

compartilhar no:
A comitiva que chegará na cidade dos monólitos realizará a missão “Brazil Mission Trip”, uma parceria entre o Centro Universitário Católica de Quixadá.

Entre os dias 14 e 19 de agosto, Quixadá sediará, pela primeira vez na América Latina, a missão humanitária do capítulo Detroit Mercy Dental, da Alpha Omega International Dental Society (AO), da Faculdade de Detroit, dos Estados Unidos, que objetiva contribuir com ações voltadas para a saúde bucal defendendo os pilares da integridade, compaixão, inclusão e generosidade. A comitiva que chegará na cidade dos monólitos realizará a missão “Brazil Mission Trip”, uma parceria entre o Centro Universitário Católica de Quixadá – UniCatólica, com a faculdade norte-americana.

A Unicatólica, ao longo dos últimos meses organizou-se por meio de uma comissão institucional e acadêmica, para que pudesse realizar todo o trabalho logístico e funcional da missão. Em entrevista com o coordenador do curso de Odontologia, Prof. Cosmo Helder, a missão “Brazil Mission Trip” vem contribuir na formação dos acadêmicos do curso de Odontologia da Instituição, permitir experiências exitosas no eixo da saúde, contribuir com a responsabilidade social em toda a região do Sertão Central cearense e dar mais um passo no processo de internacionalização da Unicatólica.

Para que todo o trabalho pudesse ser realizado, foi necessário a parceria com o poder público municipal. Por meio das secretarias de Saúde e Educação de Quixadá, foi aplicado uma pesquisa situacional para verificar quais localidades e bairros necessitariam de maior suporte e estariam diretamente ligadas a ação. Conforme programação emitida pelas redes sociais da UniCatólica, a comunidade de São João dos Queiroz e os bairros Campo Novo, Campo Velho, Putiú e Residencial Rachel de Queiroz estão entre os territórios contemplados.

O trabalho prévio teve a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS que visitaram os domicílios e verificaram a possível necessidade de atendimento. Com o intuito de otimizar as atividades e atender o maior número de pacientes possíveis, docentes e acadêmicos do curso de Odontologia já estão realizando as triagens para o atendimento. Ao longo dos cinco dias de missão, estima-se uma média de duzentos atendimentos por dia, totalizando mil procedimentos odontológicos. A logística de atendimento se dará em grupos mistos, onde contemplam um profissional norte-americano e um acadêmico brasileiro.

Por meio da Secretaria de Educação de Quixadá, as escolas do Residencial Rachel de Queiroz e do distrito de São João dos Queiroz, estarão sediando os atendimentos, previstos para acontecer nos dias 15 e 16, respectivamente. Os demais atendimentos acontecem no próprio Complexo Odontológico da UniCatólica, nos dias subsequentes. Parte dos materiais que serão utilizados já encontram-se em translado de navio e os demais deverão vir com a própria comitiva, de avião.

A rede hoteleira, gastronômica e turística de Quixadá também será movimentada, visto que um hotel da cidade e diversos restaurantes já foram contatados por membros da comissão institucional da UniCatólica para receber os missionários. Consta também na programação City Tours no município, o que leva a acreditar que locais como o Cedro, Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão e Praça do Chalé, estejam contemplados na programação turística e cultural do Brazil Mission Trip.

Para a próxima segunda-feira, 15 de agosto, 19h, a Unicatólica prepara uma coletiva de imprensa com diversos meios de comunicação da região. Dentre os presentes confirmados, está toda a comitiva de missionários, o Reitor da Unicatólica, Prof. Marcos James e demais membros da reitoria da Unicatólica, o Administrador Diocesano de Quixadá, Pe. Francisco Otaviano, o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, secretários municipais, docentes, alunos e convidados.