Quixadá e mais cinco municípios do Sertão Central receberam novas ambulâncias do Samu

compartilhar no:
O equipamento adquirido pelo Governo do Estado e enviado ao município, possui todos os aparelhos necessários de alto suporte para transferência de pacientes com maior gravidade em seu estado de saúde (Foto: Cleyton de Paula/Prefeitura de Quixadá)

Região Central: Seis municípios do Sertão Central deverão receber, durante essa semana, novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e desta maneira garantir mais rapidez e eficiência nos serviços de saúde que são oferecidos. Os veículos serão alugados pelo Governo do Estado e enviado aos municípios.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), ao todo serão 54 municípios que vão receber as ambulâncias, entre eles estão Boa Viagem, Canindé, Caridade, Quixeramobim, Quixadá e Senador Pompeu. Conforme a Sesa o critério utilizado para definir quais municipios receberia a unidade móvel, considerou o número de moradores.

Na semana passada, a governadora do Ceará, Izolda Cela, fez uma espécie de solenidade especial, onde formalizou a entrega das ambulâncias para os municípios. Mais de R$ 10 milhões foram investidos para o aluguel dos veículos que dura seis meses.

Na manhã desta terça-feira (02), o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, acompanhado da secretária de Saúde, Lady Mota, e de outras autoridades entre secretários e vereadores, estiveram na base do SAMU de Quixadá e apresentaram o novo equipamento que a partir de agora estará a disposição dos quixadaenses sempre que necessário. Trata-se de uma nova unidade de suporte avançado e que possui todos os aparelhos necessários de alto suporte para transferência de pacientes com maior gravidade em seu estado de saúde.

A opção de alugar os carros, conforme a Sesa, foi utilizada para garantir a rapidez no serviço do Samu nos municípios, enquanto um processo licitatório que garante a compra dos veículos é finalizado. O Governo do Estado alugou cerca de 50 ambulâncias enquanto a licitação de 40 unidades está em andamento. Existe também a promessa por parte do Governo Federal em repassar ao estado 70 unidades, mas até o momento a Sesa disse que não tem previsão de quanto vai receber os carros.

Do total distribuído aos municípios, 35 veículos atenderão a Região Metropolitana de Fortaleza, Sertão Central e Vale do Curu; 13 serão alocadas para o Cariri e 12 para a Região Norte. As ambulâncias de suporte avançado transportam uma equipe composta por condutor socorrista, médico e enfermeiro. O veículo mais básico atende com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem.