Prefeitura de Banabuiú se pronuncia e afirma que caso suspeito de varíola dos macacos foi descartado

compartilhar no:
A Prefeitura de Banabuiú descartou o caso e esclareceu o assunto através de nota (Foto: Reprodução)

Região Central: A Prefeitura de Banabuiú se pronunciou oficialmente sobre o caso suspeito de varíola dos macacos em um paciente do município. De acordo com a assessoria de imprensa o caso na cidade foi descartado nesta terça-feira (9).

Em reportagem na manhã desta quarta-feira (10), o Revista Central publicou detalhes do último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que relacionava os casos suspeitos e confirmados de Varíola dos Macacos. Banabuiú, Caridade, Milhã e Pedra Branca aparecem na lista entre os municípios com pacientes suspeitos.

Na nota enviada ao Revista Central a Assessoria de Comunicação de Banabuiú afirma que “na última sexta-feira, 5 de agosto, a Secretaria de Saúde de Banabuiú recebeu o resultado laboratorial do paciente suspeito DESCARTANDO a doença Monkeypox, assim, o caso foi encerrado na última terça-feira, 9 de agosto”. (Confira a nota na íntegra abaixo)

O boletim divulgado pela Sesa com as informações sobre os casos de Varíola dos Macacos é atualizado semanalmente e geralmente próximo do fim da semana. É possível que até lá os municípios recebam o resultado laboratorial de seus pacientes, mas a divulgação só deve ser atualizada no próximo boletim.

Em Banabuiú o paciente “estava em observação pela equipe de Vigilância Epidemiológica/APS do município” e era mantido em isolamento, conforme a nota. Foi realizado “coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso”, que foi descartado.

Ciente de que assim como Banabuiú os demais municípios envolvidos também pudessem ter já recebido o resultado laboratorial das análises, o Revista Central procurou as assessorias de imprensa de Caridade, Milhã e Pedra Branca.

Em Caridade o setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde confirmou o segundo caso suspeito. Trata-se de uma mulher que “encontra-se em isolamento domiciliar, em recuperação, sendo monitorada pela equipe de saúde assim como as outras pessoas com quem ela teve contato”. A secretaria assegurou que foram realizadas as coletas recomendadas pelo Estado e estamos aguardando o resultado.

A Prefeitura de Milhã afirmou que vai apurar a informação. A assessoria de Pedra Branca não respondeu.

Confira a íntegra da nota de esclarecimento de Banabuiú:

Foi noticiado na manhã de hoje, 10 de agosto, pelo blog “Revista Central” que Banabuiú está com um paciente com suspeita de infecção da doença Monkeypox (varíola dos macacos) de acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Esclarecemos que este caso estava em observação pela equipe de Vigilância Epidemiológica/APS do município, seguindo todos os protocolos que o Ministério da Saúde, Secretária de Saúde do Estado do Ceará e demais órgãos que regulam e legislam sobre a saúde de nosso país. Reforçamos que o paciente ficou em isolamento, realizamos a busca ativa de contatos, além da coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso.

Na última sexta-feira, 5 de agosto, a Secretaria de Saúde de Banabuiú recebeu o resultado laboratorial do paciente suspeito DESCARTANDO a doença Monkeypox, assim, o caso foi encerrado na última terça-feira, 9 de agosto.

Acreditamos que o boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará ainda não foi atualizado, visto o encerramento do caso há apenas um dia, mas gostaríamos de tranquilizar toda a população do nosso município informando que a suspeita foi descartada e que não temos nenhum suspeito da referida doença em nosso município atualmente.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação de Banabuiú (ASCOM)