Município de Quixeramobim comemora 233 anos de emancipação política

compartilhar no:
O município comemora neste sábado 233 anos de desenvolvimento. Foto: divulgação

Quixeramobim: Um dos municípios mais antigos do Sertão Central está aniversariando neste domingo, 14. Nesta data, as comemorações  começaram com uma missa em ação de graças que foi celebrada na Igreja Matriz do município e logo após a partilha do bolo.

História

Na década de 1700 nascia a história do município de Quixeramobim que na época pertencia à Aquiraz. As primeiras sesmarias localizadas às margens dos rios Ibu e Quixeramobim foram distribuídas em 1702. Alguns dos primeiros sesmeiros foram Antonio Pinto Correia, Duarte Pinheiro Rocha, Teresa de Jesus, Francisco Ribeiro de Souza, Agostinho de Rezende, entre outros. As primeiras famílias a ocuparem o território foram os Correia Vieira e Rodrigues Machado.

A estiagem e distância para a comercialização dos produtos foram as principais dificuldades enfrentadas pelos primeiros colonizadores do Município.

Os índios que frequentavam a região eram os Quixarás, Canindés e Jenipapos que pertenciam à tribo dos Taraiús.

O pequeno povoado de Quixeramobim começou a ser formado em 1.712, quando chegou ao local o Capitão Antonio Dias Ferreira que ocupou a sesmaria adquirida de Gil de Miranda e Ângela de Barros. Boqueirão de Santo Antonio foi o nome dado à fazenda onde mais tarde surgiria a cidade de Quixeramobim.

O Capitão Ferreira era natural da cidade de Porto (Portugal). Era membro da Ordem Terceira de São Francisco da cidade de Recife. Construiu a Igreja de Santo Antônio. Morreu em 1753. No seu testamento, o fundador de Quixeramobim doou à igreja meia légua de terras, trinta cabeças de gado, um escravo e uma quantia em dinheiro.

No ano de 1755 a Igreja de Santo Antônio foi elevada à categoria de Matriz. Seu primeiro vigário foi o padre João Paes Maciel de Carvalho. A igreja pertencia à Diocese de Olinda (PE). Nesta época, Quixeramobim era distrito do Município de Aquiraz. Em 13 de junho de 1789, Quixeramobim foi elevada à condição de Vila. Seu primeiro nome foi Vila de Campo Maior. As primeiras autoridades da vial foram os juízes José Pimenta de Aguiar e Antonio Pinto Borges, o juiz de órfãos Vicente Alves da Fonseca, o procurador Domingos Carvalho de Andrade. Os vereadores Antonio José Fernandes do Amaral, José dos Santos Lessa e José Virgem Lisboa foram empossados em 15 de junho de 1789.

A 13 de março de 1830 nascia em Quixeramobim o histórico Antônio Conselheiro, filho do comerciante Antônio Mendes Maciel e de Maria Joaquina de Araújo. Maria Francisca de Paula Lessa foi à madrinha de batisto de Antônio Vicente Mendes Maciel (Antônio Conselheiro). (fonte: ©hjobrasil).