Itatira, no Sertão Central, tem reconhecido o estado de emergência pelo Governo Federal em função da estiagem

compartilhar no:
Com o reconhecimento, o município passa a poder fazer contratação de serviços para amenizar os efeitos da estiagem sem necessidade de licitação (Foto: Divulgação)

Região Central: A cidade de Itatira, município do Sertão Central, passou a ser incluído na lista do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por sua situação de emergência em virtude da estiagem. A publicação saiu no Diário Oficial da União (DOU).

Com a mudança, Itatira fica apta a solicitar recursos do MDR para atender a população afetada pela seca, sem a necessidade de licitação. De acordo com o Governo Federal as ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

A autorização do MDR sai justamente na semana em que o prefeito de Itatira foi alvo de uma operação que envolveu a busca e apreensão em sua residência e no paço municipal por suspeita de fraudes em desvio de recursos públicos.

De acordo com o Governo Federal, além de Itatira, as cidades de Campo Alegre do Fidalgo, no Piauí, passam por estiagem, enquanto o município de David Canabarro, no Rio Grande do Sul, foi atingido por chuva de granizo. Ambas também tiveram a situação de emergência reconhecidas.