Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, realiza atividades em comemoração ao dia do cordel

compartilhar no:
Celebração para comemorar o dia do cordel inclui palestras, workshop e oficinas (Foto: Memorial Antônio Conselheiro)

Quixeramobim: Neste final de semana, a Casa de Antônio Conselheiro de Quixeramobim, equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), comemora o Dia Nacional do Cordel, que aconteceu no dia 1º de agosto. As celebrações ao cordel na Casa de Antônio Conselheiro irão ocorrer em três momentos.

Na sexta-feira (05/08), às 19 horas, será realizada a atividade “Conversa Rimada – O cordel na contemporaneidade” com a participação dos cordelistas Aline Nobre, Gescélio Coutinho, João Paulo Barbosa, Natanel Feijão e Rayane Fernandes. O professor do Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE), Rodrigo de Albuquerque Marques, irá mediar a conversa.

No mesmo dia, às 21 horas, o cantor e compositor de Fortaleza, Adriano Uchôa, apresenta o show Coração Bagunçado com canções bregas e românticas e composições próprias em versões bem intimistas. O show é gratuito e aberto ao público em geral.

As comemorações ao Dia do Cordel continuam na manhã deste sábado (06/08), às 9 horas. Rodrigo Marques e Francisco Rafael Silva Barros, artista visual da Aluá Cordéis (editora de Quixadá que tem trabalhos publicados no Ceará e em outros estados) irão ministrar na Casa de Antônio Conselheiro o Workshop Escrita e Edição de Cordéis. Quem quiser participar, deve preencher o formulário neste link . Durante a realização da oficina, os participantes da oficina irão produzir o cordel intitulado “A Visita de Antônio Conselheiro a Quixeramobim”.

O cordel é um gênero literário brasileiro que se tornou uma forma de expressão da cultura brasileira, trazendo contribuições da cultura africana, indígena, europeia e árabe, entoando as tradições orais, a prosa e a poesia. Por sua importância, o cordel foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no dia 19 de setembro de 2018.

Desde a sua inauguração, em 30 de junho, a Casa de Antônio Conselheiro tem se tornado um espaço de intensa movimentação cultural no Sertão Central do Ceará. Ao longo deste período, foi inaugurada a Exposição Tramas de Belo Monte, com curadoria de Danilo Patrício e Osvaldo Costa e trabalhos dos artistas Luci Sacoleira, Simone Barreto, Renata Santiago e Tibico Brasil. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento para visitação. Desde que começou a funcionar, o equipamento também já recebeu espetáculos de música, teatro, contação de histórias, oficinas, workshops e feiras livres.

SERVIÇO:
Casa de Antônio Conselheiro
Rua Cônego Aureliano Mota, 210 – Quixeramobim
Mais informações: (88) 99729.5223
Assessoria de imprensa: Viviane Lima (31) 99459.4883 whatsapp / (88) 98182.8462