Ação humanitária da Universidade de Detroit em parceria com Unicatólica vai oferecer 700 atendimentos odontológicos em Quixadá

compartilhar no:
Os atendimentos serão oferecidos de forma gratuita a estudantes e população de quatro bairros e um distrito de Quixadá (Foto gentilmente cedida: Márcio Guedes)

Quixadá: Cerca de 700 pessoas de Quixadá devem receber auxílio e atendimento odontológico de forma gratuita, por meio de uma ação humanitária internacional da Universidade de Detroit em parceria com o Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). É o primeiro município da América Latina a receber uma ação humanitária da Universidade de Detroit.

A ação intitulada de Brazil Mission Trip foi idealizada graças a uma parceria firmada com a Unicatólica, e a missão humanitária do capítulo Detroit Mercy Dental, da Alpha Omega International Dental Society (AO). Os atendimentos ocorrem a partir desta terça-feira (16) e seguem até sexta-feira (19), nos bairros Residencial Rachel de Queiroz, Campo Novo, Campo Velho, Putiú e o distrito de São João dos Queiroz. A logística de atendimento se dará em grupos mistos, onde contemplam um profissional norte-americano e um acadêmico brasileiro.

Os detalhes sobre a ação humanitária foram divulgados em uma coletiva de imprensa, na noite desta segunda-feira (15), no auditório Rachel de Queiroz da Unicatólica. Presente ao evento estavam o reitor da instituição, Prof. Marcos James Bessa; a Pró-reitora de Graduação e Pós-Graduação, Prof. Carla Bruna, o coordenador do curso de odontologia, Prof. Cosmo Helder, entre outras autoridades, e os alunos missionários da Universidade de Detroit.

Equipe de estudantes missionários ficam em Quixadá até sexta-feira (19) (Foto gentilmente cedida: Márcio Guedes)

Os estudantes missionários deverão realizar intervenção odontológica, em alunos das escolas dos respectivos bairros. Para o coordenador do curso, Professor Cosmo Helder, será um oportuno momento para mostrar aos americanos, as políticas de acesso e o reforço humanitário do serviço de saúde odontológica através da missão. “Estamos fazendo um reforço da responsabilidade social que essa missão traz”, afirmou na coletiva.

A Brazil Mission Trip foi planejada desde fevereiro deste ano através de uma comissão institucional e acadêmica. A iniciativa busca oportunizar experiências exitosas no eixo da saúde, contribuir com a responsabilidade social em toda a região do Sertão Central e dar mais um passo no processo de internacionalização da Unicatólica.

Foi necessário a parceria com o poder público municipal. Por meio das secretarias de Saúde e Educação de Quixadá, foi aplicado uma pesquisa situacional para verificar quais localidades e bairros necessitariam de maior suporte e estariam diretamente ligadas a ação.

O reitor da Unicatólica, professor Marcos James, destacou o papel relevante da iniciativa e a expectativa de que a parceria sejua duradoura. “Hoje é um dia memorável, um marco, já que é a primeira missão internacional que a Unicatólica está participando. Será o primeiro passo dessa intenção que temos de apliar essa parceria. É o nosso compromisso com os que estão aqui no Sertão e que necessitam de nossa atenção”, afirmou o magnífico reitor.